O município de Cocal do Piauí está em festa! O prefeito Rubens Vieira esteve no programa Agora desta segunda-feira, 11, e falou dos festejos, que iniciaram no último dia 9, sábado.
Trata-se de um dos maiores eventos festivos realizados em toda a região. Segundo o prefeito, as festividades do município tendem a ser brevemente os maiores de todo o Piauí.
Na ocasião, bandas de renome nacional estarão presentes para animar o público, dentre elas Gasparzinho da Bahia (dia 11); Superid (dia 11), Banda Encantus (dia 12) Valdo e Felipe (dia 12); Bonde do Brasil(dia 13) e Thiaguinho Mala Mansa (dia 13); Furakão (dia 14), Painel de Controle (14).
“Nós estamos realizando este ano um dos maiores festejos da história de cocal. A cidade está movimentada, muitos turistas participando das missas e novenas e também das festas nas praças. A prefeitura está disponibilizando oito bandas gratuitamente para a população do município”, disse Rubens Vieira.
Como parte da programação haverá a bênção dos vaqueiros e dos carros. Para o prefeito, fazer das festividades uma referência no estado tem sido um dos maiores desafios, considerando, segundo ele, que há poucos anos as festas quase não estavam existindo. “Vamos ter a bênção dos vaqueiros, a bênção dos carros, além de comidas típicas. Estamos resgatando aos poucos a nossa cultura. Os festejos estão se tornando tradicionais, considerando que há alguns anos nem estava existindo. A partir do nosso mandato, a gente conseguiu resgatar para deixá-lo na história como um dos melhores festejos do nosso estado.”
O município de Cocal estava, de acordo com o prefeito, sucateado e os salários com 10 meses de atraso, os débitos eram exorbitantes. “A gente pegou um município sucateado de 20 anos de desmantelo com 10 meses de salários atrasados, débitos enormes no INSS e na Eletrobras, a autoestima da população estava em baixa. O povo teve a esperança e nós estamos tentando corresponder com a expectativa dos nossos munícipes.”
O prefeito considera que muitas mudanças têm ocorrido. Ele fala dos avanços conquistados ao longo de pouco mais de um ano de administração. “A cidade está limpa! Hoje temos onze postos de saúde funcionando, o salário está em dia, temos dois ginásios poliesportivos, duas praças de eventos, mais de 350 quilômetros de estradas construídos, mais de 60 poços com água encanada, um anexo no mercado com oportunidade de emprego para mais de 50 pessoas, entre outras.
“O povo tinha um sentimento de esperança e de mudança. A credibilidade das pessoas estava comprometida no comércio com salários atrasados, o que gerou manifestações e greves”, encerra.