Nesta terça-feira (14), o médico Benício Sampaio, que assumiu a presidência interinamente do Grupo Unimed em Teresina, após desentendimentos entre a diretoria e o conselho fiscal, esteve no Jornal Agora para falar sobre a situação da cooperativa.
O médico explicou o processo que resultou em sua indicação para a presidência interina do plano de saúde e destacou que, dentro de um mês, serão realizadas novas eleições para a diretoria do grupo.
"O objetivo nosso é harmonizar as relações interpessoais e garantir estabilidade à empresa. Houve um trauma, o conselho fiscal decidiu, em assembleia geral, substituir a diretoria executiva e houve, nesse interregno, a indicação de uma diretoria executiva transitória, a qual eu presido, para promover um processo eletivo democraticamente da diretoria substituta”, afirmou.
De acordo com Benício Sampaio, apesar das mudanças, a situação do grupo é de estabilidade e solidez.
"Na verdade, a situação da Unimed é de estabilidade. O que houve poderia ter ficado na própria corporação, mas, extravasou e isso é preciso ser esclarecido. A cooperativa é sólida e apesar de haver feito grandes investimentos em estrutura de hospitais e houve uma preocupação de que a cooperativa não tivesse a solidez que sempre teve, isso porque a economia permite um momento tremendamente adverso. Se você sair daqui do Piauí, a cooperativa de São Paulo está em situação falimentar, a do Rio de Janeiro idem e mais recentemente a do estado do Maranhão, então houve uma preocupação do conselho fiscal que isso não acontecesse no estado do Piauí, então houve uma atitude preventiva para distensionar o ambiente cooperativa”, disse.
A Unimed é a segunda empresa em prestação de saúde pública no Piauí, ficando atrás somente do conjunto IAPEP/PLAMTA, do Governo do Estado.