A Polícia Rodoviária Federal do Piauí (PRF) não divulgou ainda os dados sobre a Operação Carnaval 2016. No Posto 01 da PRF, localizado na BR-343, os agentes estão em pontos estratégicos para fiscalização. Na volta do feriadão, muitos vem do litoral piauiense ou dos municípios de Campo maior e Altos. O trânsito está fluindo com tranquilidade nas rodovias federais.
O balanço total sobre a Operação Carnaval da PRF termina apenas na meia-noite de hoje e será oficialmente divulgado amanhã, dia 11 de fevereiro. As ultrapassagens ainda preocupam as autoridades. “Estamos colhendo todos os dados para repassar para todos vocês da imprensa até a meia-noite de hoje, com todas as informações completas. Levando em consideração só plantões que trabalhei, sábado e até o de hoje, quarta-feira 10, o fluxo de veículos encontra-se tranquilo”, disse Afrânio Júnior, da PRF.
A PRF orienta todos os condutores sobre os cuidados nas estradas durante a volta para casa, já que as ultrapassagens são as ocorrências com os maiores índices de feridos. “Não é o maior índice de acidentes, mas é o maior no número de feridos”, completou.
O Chefe do Núcleo de Policiamento e Fiscalização da PRF de Parnaíba, Claudiomar Ferreira, participou ao vivo do programa Agora, da Rede Meio Norte, onde falou sobre o balanço parcial da Operação Carnaval.
“Nós avaliamos que a operação logrado êxito, apenas dois acidentes com vítimas registradas, infelizmente um com vítima fatal. Durante o transcorrer das noites de carnaval não foi registrado mais nenhum caso. O trânsito encontra-se intenso e estamos registrando os últimos foliões deixando o litoral. Estamos com nossas equipes nas estradas, com radares, principalmente, e foram verificados um grande número de motoristas excedendo-se na velocidade e a nossa preocupação é que essa infração não seja causa de mais números”, declarou.
Cerca de 10 mil veículos deram entrada no litoral. A estimativa da PRF era de 25 mil. “Eu acredito que entre 20 e 25 mil veículos tenham entrado aqui no litoral e somado com demais frotas da região, 65 mil de Parnaíba e cidades vizinhas, somando no total 100 mil veículos presentes aqui no litoral”, acrescentou.
O Major Adriano de Lucena, comandante do 2º BPM de Parnaíba também participou ao vivo do Agora e falou sobre o trabalho da PM durante o período do carnaval.
“O trabalho da Polícia Militar, durante esses 4 ou 5 dias de carnaval, foi intenso e houve todo um planejamento prévio, com reforço de Teresina e houve reuniões em que os órgãos de Segurança Pública , tanto estaduais como federais, fizeram planejamento. Então, o carnaval de Parnaíba foi muito tranquilo e não registramos nenhuma ocorrência mais grave. Acredito que foram plantões tranquilos. Quero aqui destacar a parceria entre policias Civil e Militar que, juntamente com a PRF, forneceram ao cidadão segurança. Quero agradecer ao cidadão e a cidadã que recebeu o trabalho e, juntamente conosco, fez um bom trabalho. Minha avaliação é que foi um carnaval bem tranquilo e esperamos que os outros também sejam”, disse.
O Major Adriano Lucena ainda falou sobre a apreensão de paredões durante o período do carnaval no litoral do Piauí. “Trabalhamos informados e com respeito à Legislação. As apreensões ocorreram em Luís Correira, onde 6 paredões foram aprendidos”, acrescentou.