PROCON - PI realiza fiscalização em postos de combustível por cobrança abusiva no valor da gasolina

PROCON - PI realiza fiscalização em postos de combustível por cobrança abusiva no valor da gasolina

O valor da gasolina deverá ter novo aumento nos próximos dias, o reajuste será de 6%. O preço do diesel também subirá 4%. O consumidor que já havia arcado com reajuste no começo do ano, não está satisfeito com mais aumento.

Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontam que em 2015 o preço da gasolina já subiu 9,65% para o consumidor. NAs ruas a notícia do novo aumento não agradou.

“As coisas acontecem lá em cima e quem paga e o pobre, isso é um desrespeito com o consumidor”, disse um usuário.

Atualmente o valor da gasolina varia entre R$ 3,14 e 3,24; com o novo aumento o valor pode chegar até R$ 4,00.

Uma operação de fiscalização para evitar abusos por parte de donos de postos de gasolina, que tem aproveitado o reajuste para cobrar preços abusivos pelo combustível e antecipam a cobrança do valor, antes da data prevista para o aumento.

“A determinação é que haja a verificação em vários postos, em 12 deles fiscalizados, 7 deles já estão vendendo o combustível mais caro, antes mesmo do fechamento do faturamento. A margem permitida para aumento de vinte centavos está sendo desobedecida e os postos precisam reajustar em até 24 horas, se não será aplicada multa”, disse Arimatéia Area Leão, fiscal do Procon- PI.

Tópicos
SEÇÕES