Psicólogo atribui sumiço de jovens aos conflitos domésticos no Piauí

Psicólogo atribui sumiço de jovens aos conflitos domésticos no Piauí

O programa Agora, da Rede Meio Norte, teve como entrevistado nesta segunda-feira, 11, o psicólogo Eduardo Moita. Ele trata do sumiço de jovens que vem ocorrendo com determinada frequência.

Um dos casos mais recentes é o de Nicole Cruz e Lucas Alberto, que passaram 13 dias em São Luís do Maranhão, onde foram encontrados por policiais, sem dinheiro e sem ter como voltar para casa. Ambos são do município de Pedro II do Piauí. O psicólogo considera que a principal causa está nos conflitos domésticos.

“Esse é um fato que acontece no mundo todo. Os pais tem que estar atentos quanto a isso! Um estudo mostra que a principal causa são os conflitos domésticos com dificuldades em casa ou até mesmo na escola. O adolescente tem que cumprir regras. Eu oriento aos pais uma liberdade assistida, acompanhando aonde vai o adolescente e com quem eles estão.

Pesquisas apontam mudanças de comportamento quando adolescentes querem fugir. Os pais têm que dar liberdade, mas tem que assistir essa liberdade.

A escola tem responsabilidades, mas esse entendimento é também da família por mais ocupados que os pais sejam. Acompanhar para onde vai, que hora vem, quais sites visitam. Isso poderia mudar muita coisa. Em via de regra as coisas acontecem pela falta de acompanhamento.

Os adolescentes voltaram para casa no último domingo, 10. Nicole fez uma postagem em seu perfil no Facebook sob forma de desabafo. Ela afirma que foi "corajosa e que do mesmo jeito que saiu de casa, iria chegar.”

Matérias Relacionadas:

Jovens desaparecidos em Pedro II são encontrados em São Luís

Tópicos
SEÇÕES