Relatório divulgado pelo Departamento de Trânsito do Piauí (Detran) mostra que 3.379 infrações ocorreram o que corresponde a 76% do total. Segundo os dados, 219 casos considerados graves foram registrados com índices de 4,9%. O relatório ainda aponta que 146 infrações médias e 664 infrações leves foram registradas somente no primeiro semestre de 2015.
O diretor de infrações do Detran, Levi Gomes, comemora os números, mas alerta que algumas medidas ainda serão tomadas.
“A todo momento o usuário vai se deparar nas regiões da cidade com uma blitz com fiscais. Eles estão exigindo aquilo que o Código Brasileiro de Trânsito pede: portar documentos de ordem obrigatória, conduza se dentro dos limites que o transito permite. Assim, teremos um trânsito mais consciencioso”, afirma.
Veículos com documentação irregular, motoristas sem carteira de habilitação e falta de equipamento de segurança são as principais irregularidades e ausência do cinto de segurança.
A polícia Militar, o Batalhão de Policiamento Rodoviário e a Escola de Transito de Teresina estão dando suporte as ações de fiscalização do Detran-PI.
“As blitzes estão acontecendo de quarta a sábado em vários locais da capital. Aliás, será intensificado no período das férias. É preciso uma mudança na conduta no transito”, diz Andreia Monteiro, do setor de Relações Públicas da Ciptran/PI.