Djalma Bezerra, coordenador do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas - DNOCS, em entrevista ao vivo no Agora da Rede Meio Norte na tarde desta quinta-feira, dia 12, falou sobre a atual situação das barragens do Piauí, após as fortes chuvas registradas e que por isso acendeu o alerta sobre possível risco de vazamentos. O órgão é responsável pelo monitoramento de 25 barragens no estado.
“A avaliação é muito boa porque está tudo sob controle. Os técnicos estão monitorando todas as barragens geridas, administradas pelo DNOCS. Nós temos barragens que já atingiram 100% de suas capacidades, como Barragem de Caldeirão e Jenipapo. Mas ainda temos barragens, apesar das chuvas intensas, que a recarga foi muito pequena. Na região de Picos, o que preocupa é a questão do abastecimento durante o período de estiagem que vem logo pela frente”, afirmou.
Questionado sobre a situação da região Norte, em que fica localizada a Barragem do Bezerro, que apresentou rachadura na parede e acendeu risco de vazamento, o coordenador explicou que ela é administrada pelo instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi), que já se manifestou e garantiu não haver risco de rompimento.
“Olha, porque a Barragem do Bezerro é gerida pela Idepi e, segundo nossos companheiros de lá, nós temos uma certa segurança. Nós também estamos pegando informações junto a Defesa Civil sobre a situação em Barras também, onde temos problemas de famílias vítimas de enchentes. Em Piripiri temos o açude Caldeirão sangrando, e é um açude de potencial médio e que está sangrando. Mas há uma certa tranquilidade", tranquilizou.
Djalma Bezerra "O DNOCS está monitorando, acompanhando os nossos reservatórios. Estão todos, apesar de algumas fissuras e precisando de drenagem, estão todos com segurança. Os reservatórios, segundo os nossos técnicos e engenheiros, estão todos com segurança e podemos tranquilizar a população”, disse ao reforçar:”Esses reservatórios estão seguros, apesar do intenso volume de chuvas”.