Para não ser surpreendido com a notícia de ser portador do vírus da AIDS, é preciso se preveni. Sem dúvidas, o melhor método é o sexo seguro utilizando preservativos. No entanto, caso isso não aconteça, a alternativa é buscar o teste rápido que aponta o resultado em 15 minutos.
Cerca de 8 municípios do Maranhão passaram por treinamento para levar este serviço às cidades. O objetivo é alertar e tratar quem possui a doença.
“Hoje, na verdade, estamos aqui recebendo cerca de 8 municípios para fazer o teste rápido, sendo oficina com teste rápido e diagnóstico para HIV e triagem para sífiles e Hepatites B e C. A maior importância é que os participantes, em sua grande maioria, são enfermeiros que trabalham em Unidades Básicas onde queremos ofertar o teste básico e rápido para a gestante ou companheiro”, explica um profissional de saúde.
No Brasil, o número de novas infecções por HIV nos últimos 14 anos aumentou enquanto em outros países o número diminuiu, segundo um relatório divulgado pelas Nações Unidas. No Maranhão, os dados preocupam. Desde a década de 1980, mais de 13 mil pessoas foram detectadas com o vírus da AIDS. A capital São Luís lidera o ranking.
“Nosso maior trabalho é a prevenção por meio da Secretaria de Saúde e do Programa Estadual DCAIDS. Então, nosso trabalho consiste em capacitar profissionais. Levar informação ainda é a melhor prevenção”, concretiza.