Secretária Rejane Dias comenta greve dos professores no Piauí

Secretária Rejane Dias comenta greve dos professores no Piauí

A Secretária de Estado da Educação, Rejane Dias esteve no Programa Agora desta sexta-feira(04). Dentre os destaques da educação do Estado, Rejane Dias fez considerações sobre a atual greve dos servidores, que tem gerado prejuízo aos estudantes piauienses há mais de 15 dias.

“Nada melhor do que vir a público para esclarecer os fatos. A Secretaria de Educação se esforçou a muito para que as aulas começassem no dia 15 de fevereiro, em termos de planejamento, semana pedagógica, recursos para merenda escolar, transportes e outros. Infelizmente tivemos um impasse em relação ao reajuste, quero dizer que os professores devem ser valorizados e receber bem, mas em relação do ponto de vista das finanças do Governo Estadual e Federal, o Governador no ano passado pagou o reajuste em março retroativo a janeiro, sem parcelamento. Porém nesse ano não se pode fazer isso e o governo apresentou várias propostas para pagamento de reajuste parcelado, apenas em duas parcelas, mas não houve entendimento. É bom lembrar que muitos secretários de educação colocam a dificuldade que muitos Estados tem passado, não apenas na educação,  mas na saúde e em outras áreas. Porém, na educação não foi possível esse acordo”, disse Rejane Dias.

A Secretária aproveitou para fazer um apelo para o resgate da credibilidade da escola pública e citou o resultado do Enem 2015 como exemplo de sucesso desse tipo de ensino. “O resultado do Piauí no Enem foi fantástico, então avançamos muito para garantir e aplicar bem recursos na educação”, disse a secretária.

Rejane Dias deixou claro que os professores tem direito de reivindicar suas conquistas, mas o Piauí, assim como todo o Brasil vive um momento atípico em termos de recursos públicos e verbas para investimentos.

Veja a entrevista completa: 

Tópicos
SEÇÕES