Por Francy Teixeira
Em entrevista ao 'Agora' nesta sexta-feira (05), o secretário de Saúde, Florentino Neto (PT) apontou que a rede estadual ampliou o número de leitos de terapia intensiva (UTI) de 200 para 212 no comparativo com o pico da pandemia no ano passado. Nisto, o líder da pasta sintetizou que a diminuição de leitos ocorreu noutras esferas, ou seja, federal e municipal.
"Neste momento vemos muitas discussões a respeito dos leitos de UTI, hoje temos mais leitos de UTI em operação do que tinhamos no pico da pandemia no ano passado,tivemos 200 leitos e agora temos 212, o que ocorreu foi a diminuição de leitos em outras esferas", disse.
Quanto ao Hospital de Campanha do Verdão, Neto reafirmou que a unidade não possuía leitos de UTI, e foi desativado porque cumpriu o seu papel e na ocasião, com a melhora na situação epidemiológica, os pacientes foram alocados em outros hospitais.
"Não tínhamos no Hospital de Campanha nenhum leito de UTI, tínhamos leitos clínicos e leitos de estabilização".
Na última quinta (04) o Piauí conseguiu no Supremo Tribunal Federal uma liminar para que o Governo Federal reative leitos no Estados. Apesar disso, o secretário de Saúde conclamou para que a população colabore mantendo as medidas sanitárias e o distanciamento, pois a capacidade da abertura de mais leitos é finita, mas a propagação do vírus não.
"Temos quatro limitadores paraa ampliação dde leitos, um é o espaço do próprio hospital; segundo, são os equipamentos,pois o número de equipamentos que temos disponível é finito; a outra limitação é a questão de pessoal e o outro limitador é que com a ampliação também temos uma ampliação da demanda, com medicamentos".
Sobre os insumos, o secretário reverberou que o Piauí vem conseguindo manter o abastecimento nos hospitais, porém, confirmou a dificuldade. "Estamos conseguindo manter esses insumos com muita dificuldade, pois os preços tiveram uma elevação muito grande, a procura tornou mais rarefeitos no mercado nacional e mesmo assim a Fepiserh fez um esforço muito grande comprando direto da fábrica alguns insumos e estamos estimulando que os hospitais mantenham o seu estoque num nível de equilíbrio, estamos conseguindo manter todos os leitos em um esforço contínuo".
O secretário de Saúde apontou que a habilitação de leitos conquistada no Supremo,contempla todas as esferas, inclusive hospitais filantrópicos e particulares conveniados ao SUS. "Essas habilitações contemplam leitos contidos nos hospitais estaduais, nos hospitais municipais, filantrópicos e até mesmo nos privados que estão conveniados pelo SUS".