Direto de Dublin, na Irlanda, a correspondente da Rede Meio Norte, Socorro Sampaio, traz os detalhes sobre a preocupação com a variante delta da Covid-19 em Portugal. Sobre a Suíça, a informação que o país é o primeiro da Europa a liberar a entrada de brasileiros em meio à pandemia.
Segundo Socorro, Portugal vai frear o desconfinamento. Atualmente o país está na zona vermelha. Segundo a ministra da presidência, a taxa de incidência do vírus é preocupante, sendo que a situação mais grave está na capital Lisboa, mas os casos estão se espalhando pelo país.
Para piorar, o governo português anunciou que não vai conseguir vacinar 70% da população com uma dose até o mês de agosto.
A situação é complexa e exige atenção de todos - explicou Mariana Vieira da Silva, ministra do Estado e da Presidência, ao anunciar as medidas, que incluem a prorrogação do estado de calamidade até 11 de julho.
Socorro Sampaio também trouxe o oposto do que ocorre em Portugal e informou que a Suíça está cancelando as medidas restritivas contra a Covid-19.
Entre as novidades no país, está a liberação da entrada de brasileiros, se tornando o primeiro país da Europa a liberar a entrada de passageiros vindos do Brasil.
O órgão de turismo da Suíça anunciou que a entrada de brasileiros será liberada a partir deste sábado, 26. Poderão ingressar no país, sem realizar testes ou quarentena, todos os passageiros que se recuperaram da Covid-19 ou já receberam as duas doses das vacinas da Pfizer-BioNTech, Oxford/AstraZeneca, Janssen (Johnson & Johnson), Moderna, Sinopharm e SinoVac.
Brasileiros que nunca tiveram Covid-19 ou ainda não foram vacinados contra a doença também estão autorizados a entrar na Suíça, mas deverão apresentar resultado negativo para um teste rápido de antígeno ou exame RT-PCR realizado até 72 horas antes do embarque, além de cumprir uma quarentena de dez dias no quarto de um hotel
O governo suíço informou que mesmo com a abertura parcial, o número de casos de Covid-19 não aumentou. Ainda nesta semana será cancelado a obrigatoriedade da máscara em locais abertos, e vai ser iniciada a abertura de boate e liberação das pessoas para voltarem aos escritórios.
Desabamento parcial de edifício em Miami
Socorro Sampaio também trouxe mais informações sobre o desabamento de um edifício residencial em Miami (EUA).
Uma pessoa morreu e até o momento 51 pessoas que são moradoras do prédio ainda não foram localizadas. A polícia não soube informar se essas pessoas estavam no local na hora do desabamento.
Dentre essas pessoas, seis são do Paraguai e dentre estas, está a irmã da primeira-dama, que mora no edifício com o marido e três filhos.