O feriado do dia 12 de outubro, ontem, foi uma verdadeira quarta-feira de cinzas em Teresina. Durante boa parte do dia, a cidade ficou com uma costina de fumaça, provocada por mais de 80 focos de incêndios registrados na região da Grande Teresina. Revoltados com a situação, internautas fizeram inúmeros registros, onde é possível perceber o tamanho do descaso.
No início da noite já eram 300 chamadas para o Corpo de Bombeiros que percorria de um lado a outro a capital piauiense. Além disso, ainda realizou atendimento em municípios próximos, onde foram registrados vários focos de incêndios.
Moradores reclamam e temem maiores prejuízos. “O fogo está muito próximo do condomínio e a fumaça incomoda muito”, disse um morador da zona Leste, onde houve incêndio que por pouco não atingiu residências.
O trabalho é realizado por três bombeiros. Eles trabalham incansavelmente para conseguir atender todas as ocorrências. Uma outra viatura foi destinada para conter o fogo na comunidade Meruoca, onde já ocorria incêndio há 8 horas.
Um agricultor residente na comunidade estima que 150 hectares tenham sido atingidos pelo fogo. “Uma plantação de manda e limão. Eu perdi tudo. Nós fomos atrás de um carro, mas não resolveu”, contou
O Major Egídio Leite informou que as queimadas e os incêndios foram registrados nos povoados Soinho, Cacimba Velha, na Ladeira do Uruguai, Vila Inglesa, Estrada da Alegria, Parque de exposições e na Meruoca.
O Corpo de Bombeiros está relacionando os focos de queimadas aos agricultores, mas não descarta de ter um “piromaníaco” causando os incêndios.
“Por causa dos muitos focos ocorridos em Teresina, não descartamos de que tem um piromaníaco colocando fogo na cidade. Algum tempo, existia um andarilho em Teresina que tinha, como prazer, colocar fogo em terrenos baldios e nas matas”, declarou o major José Veloso, diretor de engenharia do Corpo de Bombeiros.
Imagens mostram destruição causada por incêndio na zona rural de União