Na edição do quadro Jogo do Poder, do programa Agora, desta quarta-feira (12), composto pelos jornalistas Amadeu Campos, Efrém Ribeiro, Arimatea Carvalho, Ananias Ribeiro e Sávia Barreto, os profissionais explanaram os principais pontos dos bastidores da política local e nacional.
O cientista político Washington Bonfim é um dos nomes cotados, pelo senador Ciro Nogueira, para disputar o Palácio da Cidade, em 2020, e disse que essa é uma grande responsabilidade e que é algo que precisa ser analisado com calma. "O senador Ciro tem sido uma pessoa muito generosa com a minha pessoal, em mais de uma oportunidade ele me indicou para cargos federais, tenho por ele o maior carinho e vejo a manifestação como uma responsabilidade pessoal. No caso da possibilidade de disputar a Prefeitura de Teresina, eu vejo como uma possibilidade. Para cargos majoritários, na realidade, você não é candidato de si próprio, você é candidato de um conjunto de forças políticas, que está interessado em servir o povo. Essa é a característica de todas as administrações da nossa cidade nos últimos tempos e você ser mencionado como eventual candidato é uma responsabilidade e algo que precisa ser pensado diante da dimensão que a tarefa tem e do esforço que ela exige", disse.
Amadeu Campos: Pelo que ele disse, ele está pronto, não depende dele, mas ele está no ponto. O Kleber Montezuma descartou, mas o professor Washington não, falou da possibilidade e disse que seria uma grande responsabilidade.
Efrem Ribeiro: Ele não descartou.
Ananias Ribeiro: Tem o fato desse lançamento ter sido feito pelo próprio senador Ciro Nogueira, o que reforça a presença e manutenção de Bonfim no Progressistas. A gente precisa ver qual vai ser a reação no PSDB, o partido aceitaria uma candidatura de Wahshington pelo Progressistas? Esse é um debate que certamente vai ser feito dentro da base aliada do prefeito Firmino Filho. E essa preparação é importante, é o que o destaca, o que o fez participar inclusive da elaboração dos projetos de campanha do senador Ciro Nogueira e até do governador Wellington Dias, mas é preciso estar aqui.
Sávia Barreto: Eu acredito que não [Whashington Bonfim não vai para o PSDB), existe uma possibilidade mas não acho que os indícios seja de uma saída dele do Progressistas neste momento e acima de tudo, para você ser candidato a prefeito de uma capital como Teresina não é apenas ter o melhor currículo, porque o currículo e experiência ele tem, é preciso ser político, se tornar politico e eu acho que ele está em outro momento, eu não o vejo fazendo política e aí ele perde para outros pré-candidatos que se colocam e que tem uma ambição maior. Como que você vai dialogar estando em São Paulo? E a política é a arte do diálogo.