Em entrevista ao programa Banca de Sapateiro, da Tv Jornal Meio Norte, no início da tarde desta quarta-feira (08), o secretário de Estadual de Cultura, Fábio Novo, fez um balanço da pasta sobre o ano de 2019. Segundo ele, foi um ano muito produtivo, apesar do orçamento de 0,3% do estado ser destinado a Cultura. "A nossa máxima é fazer muito com pouco", disse Fábio Novo.
TV Jornal Meio norte
Umas das pautas sobre o balanço de 2019 foi o avanço na recuperação no patrimônios e a política de revitalização de espaços, como bibliotecas, museus e espaços de culturais em Teresina e no Piauí. “Conseguimos implementar uma política de eficiência desses recursos para que efetivamente eles chegassem ao setor cultural”, afirma o secretário.
Outro ponto destacado por Fábio Novo foi a descentralização do artista em relação a capital. “Antes o artista ficava muito restrito a capital. Projetos como por exemplo o Seis e Meia, que existe há mais de 20 anos, faz com com haja essa descentralização, já que temos 8 cidades do Piauí que recebe esse projeto, que é alinhado a um artista local e outro nacional”, explica.
O secretário falou também sobre a obra de revitalização do Porto das Barcas, no litoral do Estado, que é uma obra sonhada há quase 30 anos. Segundo ele, é a maior obra de revitalização do nordeste. “O projeto todo foi recuperado em 2 anos de obras com um investimento de R$ 8 milhões”, finaliza.
Assista: