O secretário de Finanças da Prefeitura de Teresina, Robert Rios, em entrevista nesta sexta-feira (11) no Programa Banca de Sapateiro, TV Jornal (21.1), afirmou que o prefeito Dr. Pessoa vai combater a 'malandragem' das empresas que ganham licitação e não executam as obras no município.
"A prioridade é reiniciar as obras paradas porque o dinheiro público já entrou naquela obra. As empresas ganham a licitação, ganham o preço e antes de começar a obra, pedem alinhamento de preço. Essa prática do passado não vai ocorrer com Dr. Pessoa. Se a empresa ganhou a licitação e não faz a obra, entrega e aguenta as consequências e faremos nova licitação", afirmou.
"Temos que iniciar uma nova cultura em Teresina, a empresa tem que alinhar um preço justo para a prefeitura fazer a obra. Em alguns casos podemos fazer o alinhamento dos preços, mas a malandragem dessas empresas de mergulharem no preço e ganhar a licitação vai acabar, isso é fraude à licitação", completa o secretário.
Robert garante várias obras pela cidade já receberam ordem de execução e, além disso, a PMT irá iniciar um plano de calçamento em toda periferia na zona Leste. Segundo o gestor "até meados do próximo mês vamos iniciar a maior operação de tapa-buracos em Teresina, onde teremos contrapartida do governo do Estado.".
Empresas de ônibus
Sobre as empresas de ônibus na Capital, o gestor fez colocações sobre o pagamento destinado as empresas de transporte urbano sobre gerência do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut) ainda na gestão anterior.
"Em quatro anos, a PMT repassou ao órgão 224 milhões. Não podemos pegar o dinheiro da prefeitura e entregar ao Setut, não é assim. Estramos prontos a colaborar com o que a PMT pode, mas não podemos fazer transferência de dinheiro público para o setor privado", questionou. "Essa dificuldade dos empresário não pode ser debitada da conta da PMT".
Pagamentos de tickets
O gestor ainda respondeu a reclamações dos ouvintes sobre os pagamentos do IPTU e de atrasos dos ticketes de refeição dos funcionários da CTA.
"Os carnês do IPTU serão entregues em casa e, logo, estarão livremente disponível pela internet. Sobre os Tickets, já adiantamos 3 milhões para que a empresa CTA liberem os pagamentos até segunda-feira (14) que estavam atrasados aos funcionários da limpeza", afirmou Robert Rios.