Chefe de gabinete da Secretaria de Justiça diz que ações serão feitas para desafogar Central de Flagrantes

Chefe de gabinete da Secretaria de Justiça diz que ações serão feitas para desafogar Central de Flagrantes

O chefe de gabinete da Secretaria de Justiça do Piauí, Carlos Edilson, esteve nos estúdios do programa Bom Dia Meio Norte para falar sobre a problemática do sistema penitenciário do Estado, como também os objetivos que o atual Secretário de Justiça, Daniel Oliveira, pretende tomar.

“Nós encontramos uma situação que é de conhecimento da sociedade, um sistema com alguns problemas, mas o secretário tem um plano estratégico para solucioná-los a um curto prazo. Como por exemplo, ele determinou imediatamente a diminuição da quantidade de agentes penitenciários lotados nos gabinetes e secretarias. Determinou imediatamente a inauguração da penitenciária de Altos em um prazo de até 100 dias essa penitenciária deve ser inaugurada. E nós queremos transformá-la em uma unidade padrão para o estado. Não vamos tirar presos de lá, ela vai ser uma penitenciara padrão os agentes penitenciários vão ser treinados , com uma sistemática totalmente diferente e inovadora”, declarou ele.

Sobre os débitos que o secretário encontrou na sua gestão, Carlos relatou. “Os débitos estão sendo levantados, nós estamos conversando com os fornecedores no intuito de garantir, empenhando a palavra para não ter nenhum problema nesse fornecimento. Os fornecedores se reuniram com o secretário e já esta sendo fornecido tanto a alimentação quanto os combustíveis”, falou.

Ao ser indagado sobre as obras paralisadas no Estado, o chefe de gabinete destacou. “Nós temos outra meta que é o retorno dos dois pavilhões que tem na Casa de Custódia, uma obra que se arrasta há mais de 8 anos. É uma determinação do secretário terminar essa obra no prazo de até 100 dias. A nossa ideia não é aumentar a Casa de Custódia, será algo independente, funcionará como uma triagem para desafogar a Central de Flagrantes, vai ser a porta de entrada do sistema que tem uma capacidade para até 170 detentos. Vamos trabalhar juntos, por isso a preocupação em dar efetividade a essa obra para a acabar com os problemas da Central”, finalizou.

Tópicos
SEÇÕES