O GTAP - grupamento tático aéreo policial, recebeu um helicóptero multimissão, que tem configuração policial.
Uma de suas funções principais de patrulhamento é fazer busca noturna, serve como aeromédico comportando até dois pacientes, além de dispor de equipamento de combate a incêndio, dentre outras utilidades.
A aeronave multimissão, modelo esquilo as 350 b2, é equipada com farol de busca, sistema anti-colisão e kit de maca aeromédico. O novo equipamento tem por objetivo de agilizar as operações aéreas nas áreas da segurança pública, defesa civil e corpo de bombeiros.
E para falar desse grande investimento, o Tenente Coronel Gomes, comandante do GTAP, esteve nos estúdios do programa Bom Dia Meio Norte, e ressaltou a importância da aeronave.
“Só quem ganha com isso é a sociedade. É um helicóptero multimissão, e nós já estamos há uma semana operando essa aeronave, que serve para defesa pública e social de um modo geral, como combater incêndios. Já atendemos duas ocorrências de incêndios, um na Floresta Fóssil e outro na zona Sul de Teresina.
Nós podemos resgatar pessoas com ela, e fazer a parte do policiamento preventivo e repreensivo, onde podemos levar e buscar policiais para certas ocasiões como ontem quando o meliante estava escondido em cima de uma casa. Isso é um vetor para facilitar o trabalho da polícia, estamos também querendo fazer uma parceria com o SAMU, Corpo de Bombeiros para que só possamos melhorar.
A aeronave também tem uma bolsa que acopla embaixo da aeronave que tem capacidade para 700 litros de água, e já fizemos uma operação com o bombeiro de apagar fogo usando ela. Fizemos o treinamento do tiro embarcado onde os policiais podem fazer disparos de dentro do helicóptero, a nossa guarnição está com intenso treinamento tanto para intervenção direta, quanto para o trabalho de resgate”, declarou ele.
Clique aqui e curta o Portal Meio Norte no Facebook