Consumo de energia aumenta 12% no Piauí devido as altas temperaturas

Consumo de energia aumenta 12% no Piauí devido as altas temperaturas

Nas tardes de Teresina, o sol permanece escaldante e o calor intenso, para suportar as altas temperaturas do período conhecido como o BR-O-BRÓ a população abusa de alternativas para se refrescar. Nas ruas, se tem o auxílio de guarda sol, bebidas geladas e sorvetes.

Mas é em casa que o uso de aparelhos ar-condicionados  ou ventiladores bate o recorde de consumo. Dados da Eletrobras Piaui comprovam que nesse periodo a um crescimento elevado no consumo de energia elétrica no estado. Isso pode ser comprovado principalmente nas classes residenciais. A expectativa para esse ano é de que os números sejam ainda mais específicos , o que reflete diretamente na conta paga pelo consumidor.

“O consumo de energia de 2014 já apresenta um crescimento de 7,34% quando comparado a julho de 2013. 68% desse aumento é causado principalmente pelo uso de ar condicionados”, explicou a Eletrobras.

Campelo Júnior, conciliador do PROCON, concedeu um entrevista ao programa onde explanou mais sobre o assunto e sobre um possivel aumento na conta. "A melhor saída é fazer com que o consumidor possa estar economizando com os seus aparelhos, procurar aquele que gaste menos energia, para que no final do mês a sua conta não sofra nenhum impacto significativo nesse reajuste.

Está sendo feito um estudo por parte do Governo Federal, ainda não se sabe a forma que vai chegar a conta do consumidor, para isso é preciso acompanhar quanto que vai ser o repasse e os procedimentos necessários para que ele não sinta o impacto significativo no final do mês", explicou.

Tópicos
SEÇÕES