Na edição de hoje do Jornal Meio Norte, você acompanha matéria completa sobre o chamado ?mutirão dos 100 dias?, que pôs em liberdade , entre 18 de outubro de 2012 e 27 de março de 2013, 1.518 presidiários do sistema penitenciário do Piauí, o que perfaz uma média diária de 15 alvarás de soltura.
O Corregedor Geral de Justiça, Desembargador Francisco Paes Landim, falou mais sobre o assunto em entrevista concedida na manhã de hoje ao apresentador Ieldyson Vasconcelos e ao jornalista João Carvalho no programa Bom Dia Meio Norte. Landim deu mais detalhes do mutirão.
?Foram soltos 1.518 presos, mas no mesmo período mais de 1.800 entraram no sistema prisional. Isso porque a violência cresce em progressão geométrica no estado?, disse o Corregedor. Landim defendeu o uso de medidas cautelares previstas em Lei como alternativas à prisão nos casos em que for possível usá-las.
?Enquanto não recorrermos a essas medidas, nossas unidades prisionais vão permanecer "inchadas"?, complementou o Desembargador. Outro mutirão, desta vez o do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) será realizado a partir de maio no estado.
Landim finalizou argumentando que é preciso atacar as causas dessa situação. ?É preciso compreender que essa questão não está apenas nas varas criminais, mas também nos aspectos sociais e econômicos. É preciso fortalecer os programas sociais que já existem e também criar outros, para combater o problema?.
Questionado por Ieldyson, o Corregedor afirmou ser a favor da redução da maioridade penal. ?Sou favorável sim à redução, pelo menos para 16 anos. O ideal mesmo seria reduzir para 14?, encerrou Landim.