Na manhã desta quarta-feira (24), o delegado do idoso, Armandino Pinto, esteve nos estúdios do programa Bom Dia Meio Norte para falar sobre os golpes que são realizados contra os idosos em todo o Piauí.
“Nós tivemos uma fase de atuação da delegacia em que se encontrou muitos casos que os próprios familiares participavam dos golpes, mas com a ação nós combatemos muitos desses casos. Mas ultimamente na capital existe quadrilhas especializadas em aplicar golpes e na maioria dos casos os idosos desconhecem que esses empréstimos são feitos no nome deles.
Há casos em que o idoso participa sendo enganado mas muitos casos possuem utilização de documentação falsa com os dados dos idosos que as quadrilhas conseguem. A delegacia recebe a reclamação do idoso através de um boletim de ocorrência, a vítima é encaminhada a um posto do INSS que já é instalado dentro da delegacia, e no posto a partir de sua reclamação o desconto da prestação já é suspenso e a delegacia inicia a investigação.
Antes existiam muitos casos de familiares envolvidos, mas em razão do contato mais direto da delegacia com o familiar do idoso isso tem diminuído bastante. A nossa maior preocupação são as quadrilhas que estão se utilizando de documentação falsa. Recentemente foram presas duas quadrilhas, uma pela delegacia do idoso e outra pelo GRECO. E com elas foi apreendido uma farta documentação e instrumentos utilizados para a aplicação de golpes. Eles obtém por meio sofisticados vários instrumentos para falsificar comprovantes de residência, CPF, identidade, e com isso eles abrem até conta corrente em nome do idoso.
A pessoa que se sentir lesada pode procurar diretamente a delegacia que funciona 24 na 24 de janeiro, n° 5.000, Centro/Norte, como também pode ligar para o número 3216-5251”, finalizou.
Clique aqui e curta o Portal Meio Norte no Facebook