Na manhã desta terça-feira (26), o diretor do CEM, Centro Educacional Masculino, Herbert Neves, esteve nos estúdios do Bom Dia Meio Norte para esclarecer sobre os boatos que 98 menores foram liberados da instituição.
Segundo ele, o comportamento dos menores só é feito com a participação da sociedade e da família. “Esses adolescentes que saíram do CEM não pegaram total liberdade, foram para um projeto. Hoje a instituição tem a capacidade para 60 adolescentes e estamos com 53, algumas recomendações foram colocadas em reunião ontem como a melhoria da estrutura física, educadores sociais, reordenamento para que possamos alcançar os objetivos de uma medida socioeducativa. Muitas vezes a solução é composta por três ícones, estado, sociedade e família é preciso que esses três sistemas estejam agregados para que tudo dê certo.
É importante ressaltar que dentro da unidade ele tem que ter disciplina, ele passa 3 anos lá, mas quando sai ele volta para o mesmo convívio com a sociedade, é aí que entra a parte familiar. O nosso objetivo é fazer com que esse adolescente volte a sociedade, temos a escola formal dentro da unidade, o que ele não tem lá fora porque eles não vão para escola, então é um grande processo, e é necessário que a família tenha esse papel. Mesmo com limitações nós conseguimos fazer o nosso papel.", explicou.