Dando continuidade a uma série de entrevistas em relação ao combate ao mosquito da dengue. O programa Bom Dia Meio Norte recebeu a coordenadora do Centro de Apoio a Saúde do Ministério Público, Karla Daniela, para falar sobre a fiscalização em cima do agentes de endemias nas cidades do interior do Piauí.
Segundo ela, a primeira fiscalização deve ser da população. “O cidadão deve ser muito vigilante na limpeza do seu quintal e exigir do poder público a limpeza dos logradouros, cobrando do gestor medidas de prevenção e combate ao mosquito”, afirmou ela.
Ainda de acordo com dados, o interior do Piauí é preocupante. “Nós recebemos dados da Secretaria Estadual de Saúde de mais de 40 municípios que não repassaram informações sobre os imóveis visitados pelos agentes de endemias relacionados a prevenção e combate ao mosquito. O Ministério Público vai cobrar porque não se sabe se esses imóveis não estão sendo visitados, então nós temos uma tragédia anunciada, ou se apenas está ocorrendo a falta de repasse de informações, o que também é inaceitável porque as políticas públicas precisam de planejamento”, declarou.
Daniela informou ainda que é dever legal de ofício e do Ministério Público cobrar que os agentes cumpram o seu plano de contingência em combate ao mosquito. “Muitos estão empenhados, mas acredito que esses que não informaram precisam ser fiscalizados. Repassei para os promotores de justiça e eles vão analisar. Agora o importante é a população falar se o agente foi até o seu imóvel, ele tem que fazer visitas bimestrais. Além do compromisso da população de manter o seu território limpo ele tem que fiscalizar e cobrar do gestor”, finalizou.