O repórter Sombra acompanhou, com exclusividade, o treinamento em ambiente rural do mais novo grupamento da Polícia Militar do Piauí, que vai integrar a equipe chamada de Viaturas Táticas do CPC (Comando do Policiamento da Capital). Os 30 soldados estão sendo treinados pelos policiais das Rondas Ostensivas de Natureza Especial (RONE).
O trabalho de treino de tiros foi realizado na zona rural norte de Teresina, e simulou uma série de cenários - incluindo a repressão a bandidos com a presença de pessoas inocentes na área. De acordo com o capitão Fábio Abreu, da RONE, o objetivo do treinamento neste tipo de ambiente é familiarizar os policiais com um tipo de ocorrência para a qual eles podem ser acionados: o roubo a bancos seguido de fuga de bandidos pela mata. "O ideal é que eles assimilem ao máximo as instruções dadas, e utilizem apenas quando for necessário", disse Abreu.
O comandante do policiamento da capital, Cel. Alberto Menezes, também acompanhou o desenrolar do treinamento em ambiente rural. Ele deu mais detalhes da atuação do novo grupamento. "Eles vão atender ocorrências de médio risco, já que as de alto risco ficam sob a responsabilidade do RONE e do BOPE. As viaturas táticas contarão com armamento e equipamento próprios", ressaltou Meneses.