Infectologista diz que higienização das mãos vai diminuir outras doenças

O médico conversou com Ieldyson Vasconcelos, no Bom Dia Meio Norte.

Na manhã desta quinta-feira, 14 de maio, o programa Bom Dia Meio Norte, conversou com o infectologista Kelson Veras sobre o que já se tem de real em relação ao coronavírus, doença que deixa um rastro de destruição em todo o mundo. 

Segundo o médico, a Covid-19 é uma doença usualmente de manifestação respiratória, mas seus sintomas ainda se apresentam de maneiras diferentes em algumas pessoas. “Nós não temos um sintoma que permita a gente dizer com certeza que a pessoa sente Covid-19, a pessoa pode estar apenas com dor no corpo, febre, dor de garganta e embora não seja uma questão muito frequente também pode ocorrer a perda do olfato, é uma minoria dos casos, mas quando isso acontece é uma suspeita maior, mas seja como for toda doença respiratória pode também causar esse sintoma, só o teste permite ter a certeza se é coronavírus ou não”, declarou.

Segundo Kelson Veras, até o momento ainda não se tem nada que possa prevenir a doença, por isso, o método utilizado é o mais antigo: não ter contato social. 

“A medicina, a ciência não tem no momento nada em termos de remédio para oferecer para a população que evite uma pessoa de contrair a doença ou que evite que ela passe a doença para outra pessoa, então a ciência se encontra nesse momento tendo que usar o artificio mais antigo que existe na história de como evitar pegar uma doença: é você evitar ter contato com doente e a maneira que a gente pode fazer isso é com o distanciamento social, não basta ficar dentro de casa, não pode receber visitas”, disse. 

Sobre a questão da higienização das mãos, o médico afirma que é uma atitude que deve ser levada para vida, com o objetivo de evitar várias outras doenças, além do Covid-19. 

“A higienização das mãos, a higiene de um modo geral é capaz de prevenir várias doenças com mecanismo de prevenção semelhante. É importante destacar que o fato de você sair com máscara não está lhe protegendo de pegar a Covid-19, não lhe dá uma segurança 100% de você pegar, pois se você pega em uma maçaneta, em dinheiro, e leva a mão ao rosto, o vírus poderá entrar através dos olhos, nariz e boca, só podemos tocar nos olhos após lavar as mãos com agua e sabão e depois passar álcool em gel. É uma coisa que só vai trazer benefícios e diminuir muitas doenças como diarreia, gripe”, disse.

Tópicos
SEÇÕES