Justiça Eleitoral concede liminar e prefeito cassado retorna ao cargo no Piauí

Justiça Eleitoral concede liminar e prefeito cassado retorna ao cargo no Piauí

O juiz eleitoral Valter Alencar Rebelo expediu ontem liminar a favor do prefeito cassado de José de Freitas, Robert Freitas (PSDB). Com isso, ele pode retornar ao cargo. A cassação do tucano aconteceu anteontem, por abuso do poder econômico e compra de votos.

Os advogados de Robert Freitas solicitaram a revogação provisória da decisão da juíza Maria Zilnar Coutinho, da 24ª Zona Eleitoral, que cassou o mandato do prefeito eleito, dando ao segundo colocado na votação, Ricardo Camarço, o direito de assumir o cargo.

O vereador José Araujo, o Bacharel (PMDB), presidente da Câmara Municipal de José de Freitas, está conduzindo a administração municipal até que o segundo colocado seja empossado ou que o tucano Robert Freitas consiga retornar ao cargo.

Os advogados de Robert Freitas ficaram em plantão no Tribunal Eleitoral desde da manhã até a tarde de ontem (19) aguardando a manifestação do relator do processo, Valter Alencar Rebelo.

O promotor eleitoral de José de Freitas, Écio Oto Duarte, informou que alguns secretários municipais solicitaram autorização para pegar pertences pessoais nas secretarias. "Isso foi autorizado, porque seria muito constrangedor um secretário sair com os objetos pessoais devido a mudança da gestão para um adversário. Mas não houve nada demais. Não tem saque e nem depredação", comentou.

O genro do prefeito cassado, Robert Freitas, advogado Francisco Aguiar, disse que a demora na apreciação da liminar acirrou os ânimos entre os partidos no município. Há informações ainda que a juíza da zona eleitoral solicitou reforço policial para o município no sentido de evitar quaisquer problemas.

A diplomação do segundo colocado foi marcada para hoje, às 9h. O segundo colocado marcou a posse para logo em seguida a solenidade, em praça pública. Com a liminação, a posse fica suspensa.

Tópicos
SEÇÕES