“Me choca o grande número de maus-tratos aos idosos”, diz delegada Daniela Barros

“Me choca o grande número de maus-tratos aos idosos”, diz delegada Daniela Barros

Na manhã desta sexta-feira (13/03), o programa Bom Dia Meio Norte recebeu em seus estúdios a delegada Daniela Barros da delegacia do idoso da Polícia Civil do Piauí, que falou sobre o crescente  número de ocorrências envolvendo os idosos como vítimas, e o que fazer para tentar evitar esses crimes.

“O que mais me impressionou ao chegar na delegacia, que é uma delegacia de suma importância é as ocorrências envolvendo os idosos que são enormes. Eu cheguei lá em janeiro e com pouco tempo que eu estou lá já tem mais de 300 ocorrências contra o idoso. A grande maioria e o que me surpreendeu é aquele que eu denomino de violência patrimonial contra o idoso, alguma forma de violência que lese o idoso, desde estelionato, furto, o mais variado tipo de golpe, enfim”, disse ela.

A delegada destacou ainda que um dos principais envolvidos é a própria família. “O familiar, ou alguém responsável pelo idoso além de se apropriar dos patrimônios do idoso, leva ele ao abandono. A gente percebe que é uma vítima tão sensível que hesita muito em denunciar os maus tratos que sofre, ele prefere suportar, aceita facilmente. Tem momentos que eu me comovo muito na delegacia”, declarou a delegada.

“O idoso tem um atendimento prioritário garantido pela lei, mas a grande questão é que o trabalho tem que começar dentro da família, no respeito aos mais velhos. O que eu percebo na delegacia é que a questão patrimonial de fato é onde eles são as maiores vítimas. Eu tenho quase que 70% das ocorrências voltadas a pratica de estelionato no idoso, são golpes como bilhete premiado, trocas de cartões de crédito”, afirmou.

Daniela Barros disse ainda que vai continuar mantendo a mesma linha dura de sempre. “Nós temos muitas ocorrências relacionadas a prática de fraudes na concessão de empréstimos consignados, então ontem eu fiquei muito feliz que eu consegui, questionei o banco e a idosa foi receber os valores cobrados indevidamente. Agora tem um caso que está me chamando atenção é os maus tratos praticados por familiares, por filhos que deveriam ter a responsabilidade de cuidar e dar amor ao idoso e na verdade se apropriam  do dinheiro fazendo maus-tratos, e isso me choca cada cena que eu vejo”, disse.

Tópicos
SEÇÕES