Teve início no programa Bom Dia Meio Norte uma série de entrevistas com os quatro melhores colocados na pesquisa amostragem da Rede Meio Norte para a disputa na Prefeitura de Teresina. Vale destacar que a ordem dos entrevistados foi feito através de sorteio. São 15 minutos com duas perguntas feitas por Ieldyson Vasconcelos, Sávia Barreto e João Carvalho. O sabatinado desta quarta-feira (28), foi o candidato Kleber Montezuma, do PSDB.
- A gente tem visto a sua imagem muito associada ao do prefeito Firmino Filho, muito se fala de PSDB na prefeitura. O que o PSDB pode oferecer de novo?
Kleber Montezuma: Eu considero um ponto positivo, a cidade de Teresina conhece o trabalho do Firmino e respeita e eu ajudei a construir esse modelo de gestão, o importante é que a cidade saiba o que nós vamos fazer, nós vamos colocar os postos de saúde para funcionar a noite e aos finais de semana, implantei 32 escolas em tempo integral, agora como prefeito eu vou dobrar esse número.
- O seu irmão Gervásio costuma afirmar que esse Kleber é um personagem, uma montagem de marketing, o senhor não é assim e não pensa assim. O que o senhor tem a dizer sobre isso?
Kleber Montezuma: Todos nós somos personagens com várias facetas, eu tenho faceta de que sou pai, sou avô, professor da UESPI, fui secretário da educação, nós desenvolvemos vários papeis nas nossas vidas. O professor Kleber é esse, estão me conhecendo agora porque antes eu era de bastidores, fiquei em cargos técnicos, na habitação fui secretário e construi mais de 10 mil casas para quem precisava e agora vou entregar 20 mil títulos de terreno para aquelas pessoas que estão precisando.
- Dê uma nota para a educação, saúde e transporte de Teresina
Kleber Montezuma: Na educação nós termos mais de 30 escolas do município com notas acima de 8, mais de 70 com notas acima de 7. Na saúde nós sustentamos a saúde do estado, dos que estão internados no HUT 48% não são residentes de Teresina, eu dou nota 10 porque eles estão salvando vidas. No transporte nós temos uma nota que eu considero regular, temos um problema na linha alimentadora, e é para isso que tem prefeito e o professor Kleber vai enfrentar esse problema.
- Qual nota o senhor dá para Dr. Pessoa, Fábio Novo e Fábio Abreu?
Kleber Montezuma: Ontem o que eu vi pelas redes sociais que a nota do Dr. Pessoa foi nota 10, o melhor desempenho que ele teve na campanha foi ontem no debate, o Fábio Abreu faz um esforço, foi secretário, a população decide a nota dele, o deputado Fábio Novo foi secretário do Wellington Dias, é do governo, a população está dando a nota para ele, a população é quem vai julgar, eu quero implantar o hospital da mulher, eu quero dobrar o número de escolas em tempo integral, quero levar energia solar para a zona rural.
- A crítica que a oposição costuma fazer é que antes da eleição o prefeito tinha uma visão muito mais rígida de aglomeração, agora por causa da campanha isso mudou. O que o senhor tem a dizer sobre isso?
Kleber Montezuma: A realidade de Teresina hoje é diferente daquela de março, a crise foi reduzindo, tanto que antes da campanha todo o comércio voltou a funcionar, tudo mudou, é claro que nós ainda temos esse vírus circulando, temos que manter a nossa proteção, devemos manter os cuidados, esse vírus não desapareceu, nos só vamos poder controlar quando tiver vacina então é preciso que a cidade de Teresina tenha prefeito que seja capaz de tomar decisões, um homem que foge do debate não tem condições de controlar a cidade durante uma pandemia, por exemplo.
- Dois problemas que parece que são insolúveis, uma é a drenagem e outra é questão do ensino infantil, há muito tempo a gente ver isso sendo prorrogado na cidade.
Kleber Montezuma: Nós temos o plano nacional de educação e o plano municipal de educação, desde 2016 que estamos universalizado todas as matrículas para crianças de 4 anos, até 2024 os municípios devem atender pelo menos a metade das crianças entre 0 e 3 anos, nós já temos quase nove mil crianças nas creches, nós temos hoje 25 mil crianças nas creches e vou aumentar o número de vagas. Sobre o saneamento, toda vez começava a chover os jornalistas iam para região do Matadouro, Mafrense, nós resolvemos. É preciso que a gente diga que resolvemos o problema de drenagem das lagoas, estamos começando agora no bairro São Pedro um galeria que vai custar R$ 70 milhões, no Portal da Alegria uma que vale R$ 80 milhões, vamos continuar investindo para nossas galerias. Estamos aqui para mostrar o que vamos fazer pela cidade.