Operação apreende explosivos e prende cinco pessoas em Esperantina

Operação apreende explosivos e prende cinco pessoas em Esperantina

A Polícia Militar, o reservado de Parnaíba em uma operação com a Polícia Civil do Piauí por determinação do Secretário de Segurança Pública efetuou na cidade de Esperantina a prisão de cinco acusados com armamento e explosivo. Segundo investigações, o grupo iria explodir agências bancárias da região.

Dois dos presos são do Ceará e já tem passagem pela polícia por roubo a banco. De acordo com o secretário de segurança, Fábio Abreu, há uma relação muito importante entre a inteligência do Ceará e do Piauí. “Nós estamos trocando informações e dentro delas nós conseguimos fazer esse acompanhamento. Por conta disso, nós fizemos a prisão desses indivíduos”, declarou ele.

Ainda segundo ele, os acusados estavam planejando fazer assalto a bancos pela região. “Poderia ser Parnaíba, Batalha, Cocal ou Esperantina. A partir das informações que nós conseguimos nós deslocamos o policiamento exatamente para Esperantina, com mais um detalhe, exatamente para antecipar os fatos antes mesmo de acontecerem. Todas as instituições estavam envolvidas no sentido de evitar o crime cometido por esses indivíduos”, afirmou o secretário.

Fábio Abreu afirmou que agora será papel da Polícia Civil do Ceará para continuar com as investigações. “Como a maioria deles são do Ceará, eles tem mais ações voltadas para lá. Então o nosso papel agora será de passar essas informações para eles e eles desenvolverem investigações no sentido de prender mais participantes dessa quadrilha. Claro que se tiver algo ainda aqui no Piauí nós estaremos prendendo também”, disse.


Para o secretário, a polícia sai na frente no número de prisões comparado ao ano passado. “Praticamente zeramos o mês de janeiro e o mês de fevereiro com ações. Parnaíba termina sendo um alvo principalmente dos indivíduos do estado do Ceará, eles cometem esse tipo de crime e vão para Parnaíba fugir”, disse.

“Na prisão dessa quadrilha nós vamos também desvendar outra situação que aconteceu na cidade de Porto que tem relação. Então dentro desse processo nós conseguimos fazer a prevenção do não acontecimento do roubo e desvendar um caso que aconteceu em Porto”, declarou o secretário.

O delegado Daniel Pires, o núcleo de inteligência da Polícia Civil do Piauí declarou em entrevista que a polícia vem fazendo um trabalho de prevenção na questão de crimes envolvendo quadrilhas. “Nós tivemos conhecimento que existia na cidade de Batalha e região uma quadrilha que estava se organizando para fazer assaltos a bancos. Ontem a gente iniciou a operação e hoje tivemos a prisão de quatro pessoas pelo crime da organização criminosa, foi encontrado também com um dos familiares de uma dessas pessoas presas uma moto roubada então aumenta para cinco presos”, declarou.

Segundo o delegado foi encontrado com os acusados muito dinheiro e um cordão de ouro de um crime que ocorreu em Porto a dois dias atrás, que levaram uma grande quantidade de dinheiro de uma empresária. Foi achado também duas pistolas ponto 40, um revolver 38, um calibre 12 e uma grande quantidade de explosivos.

“Ontem eles estavam se preparando para fazer um assalto a um grande empresário da cidade de Esperantina, só que eles notaram a presença de vários veículos que abortou essa missão. Na hora da prisão eles estavam em uma residência, não esboçaram reação. A equipe do GATE entrou junto com a polícia civil e deu voz de prisão. Na residência tinha dois e eles apontaram onde os outros indivíduos estavam escondidos, a equipe  foi até o local, um infelizmente conseguiu fugir mas existe polícia tentando prendê-lo”, afirmou.

Tópicos
SEÇÕES