O piauiense Renato Campinho, 37 anos, ganhou destaque na mídia nacional ao sair de São Paulo até São Raimundo Nonato correndo. Isso mesmo! O ex-bóia fria correu cerca de 3,6 mil quilômetros em 2000 e todo o percurso foi acompanhando pela equipe do programa Esporte Espetacular, exibido na Rede Globo. Em 2007, ele rodou os Estados Unidos em sua bicicleta.
O ciclista quer ir mais longe! Ele saí de Brasília (DF) na tarde desta quinta-feira (05) rumo à Africa do Sul. Ele pretende fazer um percurso de 1 ano e 6 meses e na sua bagabem: apenas R$ 200, uma barra de rapadura e quatro peças de roupas.
O roteiro já está traçado: Ele sai de Brasília, entra em Goiás, atravessa Palmas (TO), Belém (PA), Macapá e pedala até o Oiapoque, no Amapá. Mas a aventura está longe do fim. Do Oiapoque, Campinho atravessa 600 quilômetros de barco até chegar à capital da Guiana Francesa, Caiena. De lá, ele toma um vôo para Paris, onde participa do Tour de France, tradicional prova de ciclismo francesa, depois segue por toda a costa europeia, vai para o Marrocos, vence a Costa da África, passa por Serra Leoa, Guiné-Bissau e, finalmente, estaciona sua bike na Cidade do Cabo, em junho de 2010, onde assiste à Copa do Mundo de Ciclismo.
Renato Campinho não deixa a peteca cair. Mesmo com poucos recursos, ele quer chegar a seu destino. "Vou procurar uma pensão em algum lugar. Se não me derem abrigo, eu armo uma rede próximo a um posto policial e passo a noite. Isso é o de menos", afirma o aventureiro.