Professor Edjofre Coelho dá dicas para os alunos que vão fazer o Enem neste final de semana

Professor Edjofre Coelho dá dicas para os alunos que vão fazer o Enem neste final de semana

Na manhã desta sexta-feira (07), o professor Edjofre Coelho, da superintendência de ensino da SEDUC, esteve nos estúdios do programa Bom Dia Meio Norte para dar dicas sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que acontecerá neste final de semana.

O professor relatou que um dos principais motivos de atraso dos alunos é o horário de verão. “O atraso se dá principalmente por conta do horário de verão, todos os anos o Enem é realizado na época em que o Piauí é um dos estados que está fora do horário de verão, por conta disso uma hora a menos, e as pessoas por mais que falem muito sobre isso a gente vê muitos casos de alunos que passam o tempo inteiro se preparando mas que infelizmente acabam perdendo a prova, acostumados com o horário normal. Mas espero que todos estejam cientes de o Enem começa 12h aqui e 13h da tarde no horário de Brasília”, destacou.

Sobre as pessoas que são de determinadas religiões e por conta disso não saem aos sábados, o professor declarou como funciona a prova. “Essas pessoas não fazem a prova no sábado, eles ficam reclusos de 18h da sexta às 18h do sábado onde não podem fazer qualquer atividade e são assegurados por lei em relação a isso. No momento da inscrição a muitas dúvidas em relação a isso, eles acionam lá que pertencem a um das religiões  e por conta disso não podem fazer a prova de sábado. Para essas pessoas o Ministério assegura a avaliação às 18h, eles tem o mesmo tempo que os demais, mas eles tem acesso a prova no horário dos outros, não podem ter acesso só as 18h porque nesse horário muitos alunos já saíram da prova. Então tem que estar no local da prova às 11h da manhã, ficar retido e às 18h ele inicia a avaliação. No domingo ficam no horário normal com todos os outros”, disse.

“Nós tivemos 206 mil inscritos, mas depois do período do pagamento contabilizou 194.531 mil alunos, temos quase 50 mil alunos efetivos da rede estadual, outros da escola privada e uma grande maioria de egressos que não estudam mais, inclusive idosos. A ultima revisão aconteceu ontem, e temos vários mitos como chocolate, café, energéticos, muitos alunos acabam consumindo muito e leva como se aquilo fosse atribuir, chocolate não resolve o problema”, afirmou.

O professor ainda deu dicas para os  alunos nesse momento decisivo. “Neste momento é concentração, organização , muito complicado quando o aluno chega no local de prova atrasado, esquece documento. Hoje é um dia muito importante nessa prévia tem que guardar o cartão, ter conhecimento da escola que vai fazer a prova, muito importante que a pessoa vá hoje até o local para saber onde é, tem que repousar, se concentrar que dará tudo certo”, desejou.

Clique aqui e curta o Portal Meio Norte no Facebook

Tópicos
SEÇÕES