O discurso sobre o pacto federativo começou a esquentar o debate entre Wilson Martins e Elmano Férrer. No segundo bloco candidatos perguntando para candidatos foi quando o debate começou a esquentar. O candidato do PSC Gustavo Henrique travou discussão acirrada com Wilson Martins.
Do lado de fora, simpatizantes dos partidos de coligações faziam a festa. Na recepção, a presença de aliados e autoridades, como o Governador Zé Filho candidato a reeleição, Wellington Dias candidato a Governador e representantes de Mão Santa e Maklandel Aquino.
Na saída após o debate muita festa entre os simpatizantes e os candidatos que analisaram o que foi possível discutir durante o debate. "Os três outros debatedores falaram de negócios, que um é ladrão, e o outro também", falou o candidato Aldir Nunes. "Eu procurei ficar dentro dos meus princípios éticos e morais, gostei muito do debate, foi uma oportunidade de mostrar aos piauienses o que vimos", falou Elmano Férrer.
O candidato Gustavo Henrique frisou que em nenhum momento fugiu de propostas. "A nossa proposta é discutir a ética, nós temos que ter ética na política não adianta a gente mascarar escândalos através da manta de bom moço", falou. "O debate é sempre positivo porque ele remete a um processo de amadurecimento da democracia e ele é mais positivo ainda quando você tem candidatos e companheiros de debate que contribuam para ele", declarou Wilson Martins.