Secretário de Justiça quer implantar política de trabalho no sistema prisional do Piauí

Secretário de Justiça quer implantar política de trabalho no sistema prisional do Piauí

Na manhã desta terça-feira (07/04) o programa Bom Dia Meio Norte recebeu em seus estúdios o secretário de Justiça do Piauí, Daniel Oliveira que falou sobre a política de trabalho nas penitenciárias que pretende fazer junto com os presos.

“Essa é uma diretriz do governo do Piauí e vou ver a contra prestação, a pessoa errou, a justiça determinou que ele fosse a uma unidade prisional e a partir dali ele com o trabalho vai ter as condições e a oportunidade de pagar pelo seu erro através do trabalho, é nisso que eu acredito e com isso teremos uma perspectiva melhor, então hoje nós já temos uma parceria firmada com a Houston, vamos ampliar para o grupo R. Damásio, e outras empresas do Estado que se interessem nós temos um conjunto de mão de obras disponíveis”, afirmou.

Sobre a diferença de dinâmica do sistema prisional e das casas de detenções, o secretário disse. “Nas casas de detenção tem uma política diferenciada porque em tese eles são presos provisórios, mas o problema que nós temos no Piauí é que os presos provisórios acabam se perpetuando, hoje a maior parte da nossa população carcerária que estão hoje nos presídios são os chamados presos provisórios, aproximadamente 60% então a nossa perspectiva é de também envolver esse público, porque quanto mais pessoas estiverem trabalhando melhor para a sociedade e melhor para a segurança pública”, disse o secretário.

O secretário destacou ainda que em boa parte dos presídios, na parte de alimentação e limpeza os presos trabalham e ajudam. “Ao invés de você ter que contratar uma pessoa ou outra, faz o estudo psicológico, social, qual foi o crime, se for um crime que dá para se trabalhar dentro de um contexto de segurança pública então vamos trabalhar. Nós estamos apostando no desenvolvimento nessa área como uma forma de avançar. A polícia tem que prender, o judiciário tem que julgar, na penitenciária ele tem que ter uma política de trabalho  e para isso quando ele voltar para a sociedade ele voltar melhor”, declarou Daniel Oliveira.

Tópicos
SEÇÕES