Na manhã desta segunda-feira (29), o programa Bom Dia Meio Norte recebeu em seus estúdios o Secretário de Saúde do Piauí, Dr. Francisco Costa, que falou sobre as dívidas deixadas pela gestão anterior e como está a atual administração.
“Estamos enfrentando com muitas dificuldades esses primeiros três meses por conta desse endividamento de toda a secretaria isso se estende a terceirizados e servidores de modo geral, no entanto, por outro lado temos buscado alternativas através de recursos junto ao Ministério da Saúde principalmente focado nas redes de atenção para que a gente possa fortalecer e implantar o plano de governo que se pretende para o Estado”, disse.
Ao ser indagado sobre quais as principais dificuldades que já foram resolvidas nessa gestão, o secretário falou que alguns ítens da secretaria já foram abastecidos. “Conseguimos redimensionar um dinheiro que estava parado a ordem de R$ 3,4 milhões só para atender a demanda reprimida. Tanto no hospital infantil como no Getulio Vargas as cirurgias eletivas são os maiores problemas. Também vamos avançar em relação a cirurgia de catarata, temos recurso para 4.500 cirurgias de catarata e nós vamos buscar fazer isso por regiões”, destacou.
Sobre o seu empenho na secretaria, Francisco Costa disse. “Estamos primeiro estruturando tudo, lá em Piripiri temos uma UTI de 7 leitos, vamos ampliar para 10 leitos, Floriano e Picos também estamos em obras, adequando unidades para atender a parte da rede cegonha como também ja pautamos com a construtora do novo hospital de Picos, parcelamos o endividamento e ele está reorganizando o projeto”, relatou.