Na manhã desta sexta-feira (22/01), o programa Bom Dia Meio Norte recebeu em seus estúdios o novo Secretário Estadual de Saúde do Piauí, Dr. Francisco Costa, que avaliou como se encontra a saúde do Estado após 20 dias a frente da secretaria.
“Ao se perceber a estrutura que recebemos as unidades hospitalares nós vamos ter uma certa dificuldade nesse momento inicial da gestão. A maioria dos hospitais do interior do Estado e mais alguns hospitais locais, nós podemos perceber que estavam evidentemente abandonados, com endividamentos com terceirizados. Alguns profissionais que prestavam serviços nos últimos três meses, muitos deles sem receber pagamento além do débito com o fornecedor. Nos hospitais regionais a gente tem um levantamento preliminar de um débito de mais de R$ 7 milhões de reais, então já é uma grande dificuldade em relação a essa situação”, afirmou ele.
Sobre o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde da cidade de Parnaíba estar paralisado, o secretário afirmou que no município é gestão plena, ou seja, os recursos são repassados direto da prefeitura para o hospital. “Os recursos do SUS não são suficientes para atender as necessidades, existe uma contrapartida que ficou atrasada por vários meses, tem hospital que ficou com mais de cinco meses sem receber a contrapartida, então isso inviabilizava a gestão, mostrando o verdadeiro abandono dessas estruturas nesse final de ano, mas felizmente os serviços já estão voltando a normalidade”, disse.