Vereador Tiago Vasconcelos repudia aprovação do Senado que autoriza o consumo pessoal de drogas

Vereador Tiago Vasconcelos repudia aprovação do Senado que autoriza o consumo pessoal de drogas

Na manhã desta terça-feira (04), o vereador Tiago Vasconcelos do PSB, esteve nos estúdios do programa Bom Dia Meio Norte para falar sobre a aprovação do Senado Federal que autoriza o consumo pessoal de drogas por até 5 dias.

Tiago Vasconcelos usou a tribuna para manifestar-se contrário a essa aprovação. A proposta torna legal o uso, por exemplo, de 16 pedras de crack por dia e 80 por semana.

“Para mim isso é um absurdo. Nós fomos pegos de surpresa na semana passada com a informação de que a Comissão de Constituição e Justiça tinha aprovado essa parte do consumo pessoal. A importação do canabinoides para fins medicinais tem pelo menos uma segurança porque ele coloca que só vai poder importar esse canabinoides aquelas agências autorizadas pela Anvisa para realmente fazer o medicamento. Mas quanto a questão do consumo pessoal isso é um absurdo. Eu vi de forma estarrecedora essa situação, eu não sei se eu estou vivendo em um mundo diferente do que esses senadores estão, e por isso de forma imediata nós nos manifestamos na tribuna da Câmara Municipal de Teresina repudiando essa aprovação através do parecer do senador Antônio Carlos Valadares que inclusive é do meu partido, mas não é porque é do meu partido que nós vamos aceitar isso passar”, disse.

O vereador destacou ainda que isso é uma alteração de uma lei que já estava feita. "Desde 2006 temos uma lei que estabeleceu a política nacional de combates as drogas e é justamente uma alteração a essa lei que está sendo feita. Essa aprovação para o consumo pessoal tem a ideia de diferenciar o traficante do usuário, nós estamos vendo de forma legal o Congresso Nacional autorizar o porte de drogas.

É muito importante a manifestação da nossa bancada federal, inclusive eu estava olhando toda a tramitação do projeto do Senado e vi que havia dois requerimentos de autoria do senador Wellington Dias, o próximo governador do Estado. O próximo passo que a população não pode deixar é descriminalizar a droga. Eles se baseiam no que é feito na Europa e é aí o erro porque eles parecem que não conhecem a realidade do Brasil. Querem nos comparar a Europa no consumo de drogas sendo que nós não chegamos nem perto deles no combate a criminalidade.

O vereador Antônio Aguiar sugeriu que nos fizéssemos uma monção de repúdio. Nós fizemos, apresentamos, está sendo enviado para o Senado Federal. Interessante que havia uma emenda do senador Romero Jucá que ele queria tirar do texto essa parte que fala da aprovação do consumo mas reprovaram a emenda dele. Eu louvo a atitude do senador porque a compreensão dele é a mesma que eu tenho.

Isso vai passar por quatro comissões, a comissão de assuntos econômicos, comissão de assuntos sociais, comissão de direitos humanos e outra comissão. Eu estou falando isso para que a população de todo o estado do Piauí e do Brasil se manifeste porque chegando no plenário dificilmente é reprovado então tem que barrar ainda nas comissões. E é por isso também que eu peço a manifestação da bancada federal, os três senadores que o Piauí tem, e não deixe isso seguir adiante”, finalizou.

Clique aqui e curta o Portal Meio Norte no Facebook

Tópicos
SEÇÕES