Ter amigos faz bem à saúde do coração
Texto-Márcia Rocha
Estudos mostram que, entre as medidas para manter o coração saudável, cultivar uma bela amizade é uma delas. O coração é o centro das emoções, pois traduz as informações que são processadas no cérebro, razão pela qual as batidas cardíacas alteram o ritmo diante de uma surpresa, de uma grande alegria ou de uma forte angústia.
Pesquisas revelam o impacto dos estados emocionais, como depressão ou ansiedade, sobre o coração, por isso, além de identificar e tratar adequadamente os fatores de risco para doenças cardiovasculares é necessário manter hábitos saudáveis e ter amigos estimula a saúde desse órgão nobre.
De acordo com o cardiologista Victor Lira, sentimentos bons como a amizade são responsáveis pela liberação de substâncias hormonais no cérebro, favorecendo a alegria de viver e o bem-estar. Estudos mostram que os amigos podem ser associados à soma da alegria ao prazer, gerando significado de viver. ?Pacientes que estão de mal com a vida dificilmente conseguem seguir à risca as orientações do médico, tendem ao sedentarismo e a uma dieta desequilibrada, além de estarem suscetíveis à síndrome depressiva que, geralmente leva a vícios como álcool e cigarro, bastantes prejudiciais ao coração?, destaca o médico