Quando ainda namoravam, Ana Luiza Ogg Strauss e André Strauss colocaram mochilões nas costas e realizaram uma jornada de volta ao mundo que durou três meses. Algum tempo após a aventura, o casal teve dois filhos, Alex e Alice — e a constituição de uma família não significou o fim do ímpeto de pegar a estrada. Pelo contrário.
"Depois que as crianças nasceram, muita gente nos disse que seria mais difícil viajar. Mas não queríamos parar de explorar o mundo", conta André. Desde seus primeiros anos de vida, sempre tivemos o hábito de sair por aí com eles, começando em viagens menores e, depois, partindo para jornadas mais longas. Eram test-drives para ver como as crianças iriam se comportar. E sempre foi muito tranquilo"
Com os filhos já relativamente crescidos (Alex com 11 anos e Alice com 9), o casal resolveu encarar uma nova viagem ao redor do planeta, agora com duração de 365 dias e com o objetivo de passar por cinco continentes. O planejamento da empreitada envolveu escolher destinos com conhecida infraestrutura para o público infantil e, também, lugares nem sempre associados com crianças, mas que pudessem trazer grandes aprendizados para os pequenos.