COMO NASCEU A INICIATIVA
Sabemos da atual situação do nosso Brasil, todos os Estados estão entrando em colapso devido a pandemia. E tudo isso desestrutura os profissionais da saúde que estão na linha de frente. As queixas são de sobrecarga, esgotamento físico e emocional e assim vai... O intuito do projeto que nasceu em março deste ano é prestar apoio psicológico de forma voluntária aos profissionais de saúde.
COMO FUNCIONA O PROJETO DE SUPORTE EMOCIONAL AOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE
• Os atendimentos são voluntários.
• O projeto oferece SUPORTE PSICOLÓGICO, ou seja, atendimentos pautados na Psicoterapia Breve, onde são trabalhadas as demandas pontuais, podendo se repetir por 3 ou 4 semanas.
• Todos os atendimentos acontecem no formato On-line.
89% DOS PROFISSIONAIS DA LINHA DE FRENTE TÊM ESGOTAMENTO MENTAL
Uma pesquisa feita entre os dias 29 de março e 5 de abril aponta que 89% dos profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate à COVID-19 estão psicologicamente cansados.
O percentual faz parte do estudo Pandemia na Linha de Frente que ouviu 4.398 profissionais da saúde de todo o Brasil, sendo que 2.239 afirmaram atuar na linha de frente. Destes últimos, 1.013 são médicos, 668 são enfermeiros e 558 são técnicos de enfermagem.
O levantamento também mostra que os profissionais de linha de frente têm enfrentado dificuldades com disponibilidade de equipamentos, insumos e mão de obra. Dos profissionais ouvidos pela pesquisa, 70,8% relataram falta de leitos de UTI, 56,6% afirmam que, em algum grau, faltam respiradores mecânicos e 67,5% relatam que faltam profissionais suficientes para atender à demanda.