O senador Humberto Costa (PT-PE), membro titular da CPI da Covid, concedeu entrevista nesta terça-feira (18) a correspondente do Grupo Meio Norte em Brasília, Raniele Veloso, ao vivo durante o programa Diálogo Franco, destacou que apresentou um requerimento em que solicita informações sobre aos valores e quantidades totais de aquisição, pelo governo federal, de cloroquina e hidroxicloroquina nos últimos quatro anos.
“É fundamental que o Ministério da Saúde disponibilize as informações relativas aos valores e quantidades totais de aquisição de cloroquina e hidroxicloroquina, segregando as informações por contrato e explicitando os contratados para cada contrato. Solicita-se também a informação, para os exercícios citados, da distribuição por Unidade da Federação”, disse o senador.
Na oportunidade, o senador adiantou ainda que vai tentar extrair do depoimento do ex-chanceler Ernesto Araújo, quem deu a ordem para o Brasil só comprar apenas 1/3 das vacinas disponibilizadas pelo consórcio da OMS e também afirmou que os senadores vão pressionar o governo para que adquira mais vacina.
“Primeiro nós temos que analisar como chegamos a uma relação crítica no relacionamento entre Brasil e China, que é o nosso maior parceiro comercial, é hoje um dos maiores produtores de insumos, equipamentos, medicamentos da área da saúde e também de vacinas e gestão dele no Ministério das Relações Exteriores agravou muito essa relação a ponto de hoje nós não termos sequer a garantia de recebimento dos insumos para produção de vacinas no Brasil. Outro ponto é a relação do Brasil com a ONU, que organizou um grande consórcio. O Brasil poderia ter garantido 140 milhões de vacinas, adquiriu apenas 1/3 dessas vacinas e tudo isso por uma visão política de que não se deveria fortalecer organismos multilaterais como é a ONU e por últimos vamos analisar a política externa do Brasil com os EUA. Nós não organizamos nenhuma compra de vacina com os Estados Unidos, mas garantimos a compra de 2 milhões de cloroquina para fazer testes com a população brasileira”., acrescentou Humberto Costa.