“Tenho certeza que meu pai estaria feliz”, diz Bárbara sobre filiação

Em entrevista ao programa Inside, Bárbara Soares relatou o exemplo dos pais durante sua vida para tomar a decisão de seguir carreira política.

A médica Bárbara Soares, filha do ex-prefeito de Teresina, Firmino Filho, com a deputada Lucy Soares, comentou, nesta quarta-feira (19), a sua pré-candidatura para deputada estadual nas eleições de 2022. Ela se filiou ao Progressistas  em dezembro de 2021. 

Em entrevista ao programa Inside, da Rede Meio Norte, Bárbara relatou o exemplo dos pais durante sua vida para tomar a decisão de seguir carreira política. "Política é vocação, não é algo que você escolhe ser. Com a presença tanto do meu pai como da minha mãe em casa, me despertou uma vocação que eu já tinha e assim eu resolvi encarar e seguir esse caminho este ano", disse.

Médica relembra legado do pai Firmino Filho e se pré-candidata a deputada (Foto: Meio Norte)

Segundo a médica, sua carreira na medicina também lhe auxiliou muito neste processo de lidar com o fazer político. "A medicina também me ajudou muito nessa parte da política, porque, querendo ou não, na medicina a pessoa trata com o paciente, conversa e você absorve muita coisa, não é só curar", afirmou.

"A minha relação com Teresina é desde criança, eu nasci e me criei aqui e fico até emocionada as vezes por que é muito importante para mim. Chego na casa das pessoas e contam histórias do papai que nem eu sabia desse lado dele, é muito significante para mim" - informou Bárbara sobre sua relação com Teresina. 

"Percorrendo Teresina, a gente vê a situação que se encontra nossa cidade e por isso eu me lanço como pré-candidata, porque eu acredito que através da política podemos melhorar a situação de todo mundo. Os jovens que devem mudar essa situação, não há como melhorar sem a política, por isso é importante eu e outros jovens adentrarem nesse meio político", continuou.

Médica relembra legado do pai Firmino Filho e se pré-candidata a deputada (Foto: Meio Norte)

Sobre a perda do pai, que faleceu em abril de 2021, Bárbara explica que a família se uniu ainda mais e que agora é hora de falar de esperança na política. "Eu nunca tinha conversado com meu pai sobre, mas era uma vocação que eu tinha pra mim (...) e é necessário uma reinvenção na política, não só de pessoas mas de ideias."

"Eu tenho certeza que meu pai estaria feliz com a minha decisão, tenho certeza que ele não gostaria que a gente deixasse o legado dele para trás. A maior missão da vida dele era ajudar os teresinenses, ele deixava a família para trás e todos os seus anseios pessoais para ajudar Teresina e por isso acredito que ele está com feliz com essa minha escolha."

A médica relatou que acredita que no luto cada pessoa tenha seu processo pessoal para lidar com a perda e que deve procurar ajuda, senão dentro de casa, ajuda médica. Ela afirmou que tem como objetivo lutar pela saúde do povo, principalmente a saúde mental, por conviver diariamente com a dificuldade que as pessoas têm de conseguir ajuda psicológica em Teresina.

Médica relembra legado do pai Firmino Filho e se pré-candidata a deputada (Foto: Meio Norte)

Bárbara Soares informou que a sua mãe, a deputada Lucy Soares, foi a maior apoiadora da sua escolha na política. "Ela foi quem mais me incentivou, dizendo que sou capaz, que consigo e tenho o perfil do meu pai. Foi uma decisão conjunta, minha com a minha família".

Sobre a polarização política do Brasil, a médica afirmou que o foco deve ser a população em si, não optando por focar em extremos. "Acho que não existe direita ou esquerda, devemos focar na população. O maior perdedor nessa batalha tende a ser a população, são os eleitores, e por isso precisamos focar neles e não ficar nessa questão de politicagem, devemos tratar de ações sociais" encerrou a pré-candidata.

Confira a entrevista completa:

Tópicos
SEÇÕES