O Hardware for Good, que no Piauí é coordenado pela ONG Comradio do Brasil através do projeto Mulheres de Visão, com o apoio da Fundação Dorina Nowill para Cegos, já entregou 260 smartphones com acessibilidade e acesso à internet para pessoas com deficiência visual. A ideia é promover inclusão social e digital.
Os aparelhos entregues possuem ferramentas que facilitam o uso para quem precisa da acessibilidade tecnológica. Esta é a maior ação de acessibilidade digital no Piauí, com foco em atender as necessidades do uso de recursos digitais por pessoas com deficiência visual.
Além de promover conectividade e acessibilidade, por meio dos dispositivos, o projeto também vai possibilitar a autonomia das pessoas cegas, a partir das ferramentas já disponíveis no sistema Android. Os smartphones são modelo Motorola, que funcionam com fluidez e adequação ao Google.
Os beneficiados poderão acessar os recursos de acessibilidade que ajudam na rotina. Através de comando de voz, eles podem fazer tudo: ver as horas, mapas, tempo, adicionar lembretes e efetuar ligações. Isso dá autonomia e uma melhor qualidade de vida a pessoas cegas e com baixa visão.