Morada Nova, no Ceará, conhecida pela produção artesanal de queijos, também se destaca na produção de leite. Segundo o IBGE, o município produziu 107,6 milhões de litros de leite em 2023. Morada Nova é a segunda maior produtora de leite do Nordeste, com 107,6 milhões de litros, ficando atrás apenas de Poço Redondo, em Sergipe.
O Ceará, que atualmente produz 1,13 bilhão de litros de leite, tem potencial para alcançar 2 bilhões até 2027, segundo Nelson Prado Filho, vice-presidente do Sindilaticínios-CE.
Veja o ranking das cidades com a maior produção de leite do Ceará
- Morada Nova: 107,6 milhões
- Quixeramobim: 73,2 milhões
- Iguatu: 51,1 milhões
- Acopiara: 40,1 milhões
- Jaguaretama: 38,6 milhões
- Jaguaribe: 38,4 milhões
- Milhã: 33,7 milhões
- Limoeiro do Norte: 29,3 milhões
- Quixelô: 27,6 milhões
- Solonópole: 26,2 milhões
Embora o Ceará tenha um dos maiores municípios produtores de leite do Brasil, o estado ainda depende de laticínios de outras regiões. Segundo o Sindilaticínios, metade do leite consumido em Fortaleza é importado, e o Ceará ocupa a 10ª posição entre os maiores produtores de leite do país, de acordo com o IBGE.
CONCORRÊNCIA COM O MERCADO NACIONAL
Apesar do aumento na produção de leite, apenas metade do que é consumido no Ceará é produzido localmente, explica Amílcar Silveira, presidente da Faec. A maior parte do leite é transformada em leite em pó, e o estado conta com apenas uma empresa para esse processamento, insuficiente para a demanda. Uma solução tem sido o melhoramento genético das vacas-leiteiras, acelerando o processo de gerações. Em parceria com o Sebrae, a Faec disponibiliza anualmente 2 mil animais para produtores do Ceará.
(Com informações do Diário do Nordeste - Ingrid Coelho)