Com irrigação, produtor colhe 234 sacas de milho por hectare e leva prêmio

Campeão de inverno do Getap revela as práticas adotadas na lavoura em safra de muitos desafios climáticos

Helio Yamamoto, produtor e engenheiro agrônomo de Paracatu (MG), foi o vencedor da 7ª edição do Fórum Getap, alcançando 234,8 sacas de milho por hectare. Neto de imigrantes japoneses e filho de agropecuarista, Helio explicou ao Globo Rural que o recorde foi obtido com manejo de alto investimento, superando desafios de seca e altas temperaturas. O resultado foi anunciado nesta quarta (27/11) em Indaiatuba (SP).

Helio Yamamoto cultivou um híbrido de alta produtividade, com boa sanidade e tolerância à cigarrinha, investindo em adubação e manejo preciso. Sua lavoura alcançou média de 140 sacas por hectare, superando a média nacional de 96 sacas, segundo a Conab. Inscrito pela Bayer, foi a primeira vez que ele concorreu com plantio irrigado no concurso do Grupo Tático de Aumento de Produtividade (Getap). 

OUTROS VENCEDORES

Kaio Fiorese, de Água Fria (GO), ficou em 2º lugar na categoria irrigado com 232,1 sacas por hectare, seguido pela AgroMichels, de Unaí (MG), com 219,2 sacas. Na categoria sequeiro, o vencedor foi Artur Volpatto, de Campos de Júlio (MT), com 230,9 sacas, seguido por Avanilda Santeiro, de Mineiros (GO), com 230 sacas, e Luis Carlos Granemann, de Portelândia (GO), com 228,6 sacas.

Todas as áreas foram auditadas pela equipe do Grupo Somar, avaliando produtividade e peso dos grãos. Segundo Gustavo Resende Capanema, coordenador do Getap, os resultados demonstram excelentes médias, apesar dos desafios. O recorde histórico do concurso foi de 247,88 sacas, obtido por Christian Marques Dalben, em 2022.

Tópicos
SEÇÕES