Soja fez PIB do Piauí crescer acima da média nacional, afirma IBGE

Segundo os dados divulgados pelo IBGE, o Piauí é o único representante do Nordeste onde a soja foi responsável pelo incremento

O Piauí está entre os três estados brasileiros em que a soja fez a economia crescer acima da média nacional nos últimos 20 anos e é o único representante do Nordeste nesta estatística. Além do Piauí, também tiveram a soja como principal fonte de crescimento econômico, no período, o Tocantins e o Mato Grosso. A constatação é do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Segundo os dados das Contas Regionais do IBGE desde 2002, quando começa a série histórica, a 2018, o Mato Grosso foi o Estado com o maior crescimento econômico, com avanço médio de 5,1% ao ano. Em seguida, vêm Tocantins (4,9%), Roraima (4,2%) e Piauí (4,1%). O Produto Interno Bruto (PIB) nacional cresceu em média 2,4% ao ano no período.

 O Governo do Piauí apresentou nessa semana, os resultados do Produto Interno Bruto (PIB) de 2018. O PIB, que é a soma das riquezas produzidas em uma região foi de R$ 50,4 bilhões, um crescimento nominal de 11% em relação a 2017, o 3º maior em crescimento do Nordeste e o 12° maior do Brasil.

Fonte: Ascom Aprosoja 

Tópicos
SEÇÕES