Doutor fala sobre cirurgia inovadora contra câncer raro realizada em The

Saúde

Nesta quarta-feira, entrevistamos o doutor Sabas Vieira, mastologista/oncologista, ele realizou uma cirurgia muito complexa e bem sucedida, que é tema novo para muitas pessoas. Estudioso na área, o doutor Sabas que juntamente com sua equipe capacitada realizou o procedimento, nos contou a experiência e falou do avanço da medicina que busca tratar pacientes que lutam contra o câncer.

A quimioterapia intraperitoneal hipertemica (HIPEC) é um tratamento de quimioterapia altamente concentrada e aquecida, aplicada diretamente no abdome durante a cirurgia citorredutora. Considerada um avanço e com benefícios constatados para mudarem a história de muitas mulheres.

De acordo com o médico a cirurgia é indicada, principalmente, em tumores de baixo grau do apêndice/ pseudomyxoma peritonei e mesotelioma maligno e casos selecionados de câncer do colon e estomago e o procedimento deve se realizado por cirurgião oncológico habilitado, com acompanhamento de oncologista clinico e equipe multidisciplinar.

Diferentemente da quimioterapia convencional, que circula por todo o organismo, no hipec o quimioterápico é administrado diretamente nas células tumorais do abdome, com baixa absorção sistêmica, o que permite o uso de doses mais concentradas da medicação. O aquecimento da solução (40-42 c) aumenta a absorção da droga pelo tumor e destrói as células que restaram apos a cirurgia citorredutora.

Ainda, o método seria capaz de reduzir os mecanismos de defesa do tumor a quimioterapia e induz uma resposta imunológica antineoplasica eficaz.

Tópicos
SEÇÕES