A musicoterapia é um processo terapêutico que utiliza a música como intervenção no ser humano para oferecer qualidade de vida, visando melhorar a comunicação, a emoção, o raciocínio, a saúde e o bem-estar.
Por meio do estudo da relação que temos com os sons, e de como eles nos afetam, o terapeuta seleciona os métodos para promover o equilíbrio físico, psicológico e social, utilizando-se de instrumentos musicais, canto e ruídos.
O efeito da música sobre cada pessoa depende da história de convivência com os diversos estilos musicais. O musicoterapeuta avalia o estado emocional, físico, comportamental, comunicativo e a habilidade cognitiva através de respostas dadas pela música, a partir daí são traçados os objetivos e intervenções da terapia.
São muitos os benefícios da musicoterapia, podendo estimular a imaginação, auxiliar a desenvolver a memória e a criatividade, e facilitar o processo de aprendizagem, melhorar o humor, aumentar a concentração e a atenção, reduzir o estresse e a ansiedade, proporcionar prazer e relaxamento, aliviar dores, estimulando a criatividade e a comunicação não verbal, melhorando o relacionamento intra e interpessoal e a coordenação motora.
Saiba mais sobre o assunto na íntegra: