Silas Freire abre o Ronda Nacional direto de Brasília

Silas Freire abre o Ronda Nacional direto de Brasília

O apresentador Silas Freire abriu o Ronda Nacional desta quarta-feira (02) falando direto do Salão Verde da Câmara Federal, em Brasília. O jornalista mostrou toda a movimentação dos deputados antes da votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, que deve ocorrer logo mais. O programa está sendo apresentado ao vivo por Carlos Mesquita  em Teresina.

A sessão no Plenário da Câmara para a votação da denúncia contra o presidente iniciou às 9h de hoje com discurso  do advogado do presidente Michel Temer, Antônio Cláudio Mariz, mas somente poderá ser aberta com a presença de 52 deputados. Nesse momento, os parlamentares poderão apresentar as chamadas “questões de ordem”, que só poderão ser realizadas neste momento da sessão. Tais questões podem envolver perguntas e dúvidas sobre o rito.  É sabido que deputados poderão usar questões de ordem para atrasar os trabalhos.

Depois de alcançado o quórum mínimo de 52 parlamentares no plenário, será instaurada a ordem do dia, em que o tema da sessão começa a ser oficialmente analisado. Assim, o relator do parecer, o deputado tucano Paulo Abi-Ackel (MG) terá os 25 minutos de pronunciamento. Nesse momento, ele poderá defender seu relatório pessoalmente ou através de seu advogado.

Os deputados poderão falar por cinco minutos – revezando favoráveis e contras o parecer – e quando quatro oradores já tiverem se apresentado, a discussão poderá ser encerrada. Dessa maneira, a votação estará aberta desde que 257 parlamentares estejam presentes e votarem pelo fim da discussão.

Tópicos
SEÇÕES