Arroz de cogumelo com frango
Quer incrementar o arroz? Rita Lobo ensina uma receita saborosa e bem temperada que leva peito de frango, cogumelo, banana-da-terra e molho de amendoim. Confira a receita e faça em casa!
Ingredientes
- 1 xícara e meia de chá de arroz integral cozido
- 100 gramas ou 1 xícara mais um quarto de cogumelos shimeji branco
- 250 gramas ou 1 unidade de filé de peito de frango
- 1 banana-da-terra madura
- 1 maço maço de couve
- 1 dente 1 dente de alho
- 2 colheres de sopa de pasta de amendoim sem açúcar
- 2 colheres (sopa) de shoyu
- Caldo de meio limão
- Três quartos de xícara de chá de água filtrada
- 3 colheres e meia de sopa de azeite
- Sal a gosto
- Pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Modo de Preparo
1. Corte o filé de frango em cubos de 2 centímetros e mantenha em temperatura ambiente enquanto prepara os outros ingredientes –a carne não pode estar gelada na hora de ir para a panela. Solte os cogumelos shimeji da base.
2. Lave e seque as folhas de couve. Descarte o talo central e disponha uma folha sobre a outra na tábua. Corte as folhas em quatro tiras, no sentido do comprimento, e fatie as tiras em pedaços de 3 centímetros.
3. Descasque e pique fino o alho.
4. Mantenha a casca e corte a banana-da-terra ao meio, no sentido do comprimento.
5. Em uma tigela média junte a pasta de amendoim, o caldo de limão, o molho shoyu e a água. Misture bem com um batedor de arame pequeno ou um garfo até ficar liso.
6. Leve uma frigideira grande ao fogo médio. Quando aquecer, regue com 1 colher de sopa de azeite e coloque as metades da banana, com o lado cortado para baixo.
7. Deixe dourar até ficar macia, por cerca de 3 minutos – dê uma leve pressionada nas bananas com a espátula para dourar de maneira uniforme. Transfira para a tábua e reserve as bananas ainda na casca.
8. Mantenha a frigideira em fogo médio, nem precisa lavar, regue com meia colher de sopa de azeite, acrescente os cogumelos e tempere com uma pitada de sal e de pimenta.
9. Refogue por 1 minuto, junte o arroz e mexa por cerca de 4 minutos, até o cogumelo murchar levemente, mas sem perder a textura, e para aquecer o arroz – raspe bem o fundo da frigideira com a espátula para evitar que os grãos grudem.
10. Divida o arroz em dois pratos de servir e reserve.
11. Limpe o fundo da frigideira com um pedaço de papel toalha e volte ao fogo médio.
12. Regue com 1 colher de sopa de azeite, adicione o alho e a couve picados, tempere com sal e pimenta a gosto. Refogue por 2 minutos até começar a murchar — é bem rápido mesmo, para a couve manter a textura e não amargar.
13. Transfira para os pratos e mantenha a frigideira em fogo médio.
14. Tempere os cubos de frango com sal e pimenta.
15. Regue a frigideira com o azeite restante e disponha os cubos de frango, bem espalhados, sem amontoar.
16. Deixe cozinhar por 6 minutos, mexendo de vez em quando para dourar por igual. Transfira os cubos de frango para os pratos e prepare o molho.
17. Coloque a mistura de pasta de amendoim e shoyu na frigideira, raspando bem o fundo com a espátula para dissolver os queimadinhos do frango.
18. Volte ao fogo médio e mexa por cerca de 3 minutos até formar um molho brilhante e levemente espesso.
19. Corte a banana em fatias na diagonal sem a casca e disponha nos pratos com o arroz, a couve e o frango.
20. Sirva a seguir com o molho de amendoim.