Drogas: Veja quais são as 7 principais e seus efeitos no organismo - ÁLCOOL (GORÓ, MÉ, CANINHA, CACHAÇA, BIRITA, PINGUINHA)

Conheça as curiosidades e malefícios desses entorpecentes - ÁLCOOL (GORÓ, MÉ, CANINHA, CACHAÇA, BIRITA, PINGUINHA)

Slide 1 de 7

ÁLCOOL (GORÓ, MÉ, CANINHA, CACHAÇA, BIRITA, PINGUINHA)

Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Forma de Ingestão: oral

Duração: de 2 até 4 horas

Dependência psicológica: alto

Dependência física: moderado

EFEITOS DO ÁLCOOL

O Álcool consumido de forma moderada, em curto prazo, causa euforia, quebra das inibições, relaxamento, depressão e diminuição da consciência. Já em maiores quantidades pode causar náusea e inconsciência. O consumo de álcool a longo prazo pode causar obesidade, psicose, impotência sexual, úlceras, danos cerebrais e hepáticos, além de poder levar à morte.

EFEITOS DO ÁLCOOL NO CORPO

Quando o álcool chega ao cérebro, ele estimula os neurônios a liberar serotonina, que desregula as sensações de prazer, humor e ansiedade. Por isso, o álcool deixa as pessoas desinibidas e eufóricas. Em seguida, o álcool inibe a liberação de glutamato, que por sua vez inibe o trabalho dos neurônios e faz com que o corpo perca sua coordenação motora.

SINTOMAS DE ABSTINÊNCIA DE ÁLCOOL

Ansiedade, depressão, fadiga, oscilações de humor e falta de clareza de raciocínio.

ALCOOLISMO

Chama-se alcoolismo a ingestão descontrolada de álcool por uma dependência, seja física ou emocional. Os dependentes de álcool a esse ponto também são chamados de alcoólatras. Há tratamento, que envolve terapia e até desintoxicação em um hospital ou clínica médica.

CURIOSIDADES SOBRE O ÁLCOOL

Muitos acreditam que a bebida alcoólica teve seus primeiros registros na Pré-História, durante o período Neolítico, quando houve a aparição da agricultura. A partir do processo de fermentação natural, celtas, gregos, romanos, egípcios e babilônicos começaram a consumir e atribuir diferentes significados ao consumo do álcool.

Slide 1 de 7
Tópicos
SEÇÕES