iante disto, o diretor de Prevenção e Mitigação pontuou que os alertas precisam ser levados a sério, pois são indicativos reais de risco.
O domingo começa com um alerta laranja – o segundo dos três níveis do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) – para chuvas intensas com perigo principalmente na região Nordeste
As chuvas devem se limitar às regiões do Sul do Piauí, na divisa com Maranhão, Tocantins e Bahia.
Acumulados de chuvas podem causar interrupções de energia elétrica, alagamentos, queda de árvores e descargas elétricas.
O Inmet emitiu dois alertas de perigo para as regiões Sudoeste, Sudeste e Centro-Norte do estado.
Conforme o Inmet, a previsão é de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora (mm/h), além de ventos intensos de 40 a 60 quilômetros por hora (km/h)
O órgão ressaltou que as máximas foram registradas até as 15h.
Além disso, quatro cidades do Piauí também ficaram no ranking das temperaturas mais elevadas do País.
Inmet emitiu alertas amarelo e laranja para chuvas intensas no estado
Conforme o Inmet, 198 cidades piauienses serão afetadas pelo aviso que se estende até às 10h desta sexta-feira (18).
Alerta de onda de calor emitido para o Piauí, atingindo 134 cidades com aumento de 5°C acima da média.
A quarta-feira (9) foi um dos dias mais quentes no Piauí, com cidades registrando temperaturas acima dos 40°C. Oeiras e São João do Piauí registraram as duas maiores temperaturas do país.
Na região, são esperadas chuvas superiores a 60 mm/h, com grande risco de alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas
No Piauí, as chuvas devem começar perto do fim da estação, em dezembro
O climatologista Werton Costa alerta que as altas temperaturas e baixa umidade ainda devem permanecer, com picos esperados na segunda quinzena de setembro
O órgão vinculado ao Ministério da Agricultura e Pecuária comunicou que a umidade relativa do ar pode cair para 12% em alguns municípios
Nesta segunda-feira (9), a coloração da água do Rio Pinheiros, em São Paulo, mudou para verde, um fenômeno causado pela presença de algas.
Fenômeno pode se prolongar e provocar temperaturas elevadas até meados da segunda quinzena do próximo mês em algumas regiões do país.
De acordo com um comunicado do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), válido para esta segunda-feira (2), especialmente entre 13h e 19h, a umidade relativa do ar deverá variar entre 12% e 30%
Ao menos seis pessoas foram presas desde a semana passada até esta terça-feira (27), sob a suspeita de atear fogo de forma criminosa.
A semana continua seca e quente em Teresina, com temperaturas máximas em torno dos 35°C.
A umidade relativa do ar deve variar entre 20% e 30%. Veja a lista de estados com alerta para o tempo seco
Existe a possibilidade de rajadas de ventos entre 40 e 60km/h. O informativo prevê que as rajadas mais intensas ocorram entre os dias 12 e 13 de julho.
Nível do lago está em 3,48 metros, conforme medição realizada às 10h deste sábado, na Usina do Gasômetro.
Segundo o último boletim, os temporais afetaram 478 municípios gaúchos e impactaram 2,3 milhões de pessoas.